6º Acorde Gastronômico reúne dezenas de convidados em Embu

Por Outro autor | 21/10/2013

A sexta edição do tradicional almoço solidário foi realizada no dia 19/10, sábado, na sede da Associação Acorde, situada em Embu das Artes (SP). Reuniu convidados ilustres, moradores dos arredores e principais apoiadores da instituição, que atua pelo desenvolvimento humano de crianças e adolescentes. 

Cerca de 120 pessoas, de crianças a idosos, prestigiaram, no último sábado, 19/10, o 6º Acorde Gastronômico, tradicional e animado almoço solidário realizado em prol da Associação Acorde, que oferece atividades artísticas e esportivas gratuitas no contraturno escolar para crianças e adolescentes residentes na região de Embu das Artes e Cotia. O evento aconteceu na sede da ONG, na estrada do Moinho Velho, 243, Jd. Tomé, Embu das Artes, SP. 

Rodrigo Bocardi, jornalista da TV Globo, atuou como mestre de cerimônias do evento. Ele estava acompanhado de sua esposa, Claudia Bocardi, e de seus três filhos. A Secretária de Assistência Social Trabalho e Qualificação Profissional de Embu das Artes, Daniela Almeida, também conheceu de perto o que a Acorde tem realizado no território há mais de uma década. Outro destaque foi a equipe do Colégio Dante Alighieri, nos Jardins, em São Paulo (SP), parceiro da Acorde em seus projetos de formação dos jovens. Ao final, todos apreciaram a percussão afinada dos educandos do Grupo Acorde Pro Ritmo, sob a batuta do coordenador pedagógico Douglas Campos. 

O siciliano Domenico Mira, empresário e chef do Domenico Ristorante Italiano, localizado nos Jardins, em São Paulo (SP), criou o menu especial e comandou a cozinha desta edição com pratos de fortes toques de sua terra natal. O almoço, à moda da região natal de Domenico. A harmonização de vinhos ficou a cargo da sommelière Alexandra Corvo, da Ciclo das Vinhas – Escola de Vinho e Livraria, e colunista da Folha de S.Paulo, Revista Contigo! e Rádio Band News. Foi a segunda vez que Alexandra colaborou com o evento, escolhendo dois tipos sicilianos. Os jovens do Projeto Culinarte tiveram a oportunidade de conhecer o restaurante do Domenico, semanas antes do evento, e de participar do Acorde Gastronômico, auxiliando no serviço e na organização.

Domenico Mira

Nascido em Messina, na Sicília, com pai e avô donos de restaurantes, o chef trabalhou por muitos anos nos estabelecimentos da família em seu país até decidir viajar pelo mundo. Atuou, então, na Espanha, Suíça, Alemanha, Hong Kong e Caribe. Em São Paulo, retomou sua paixão e hoje está à frente do novo e já badalado restaurante que leva seu nome. Aberto em 2012, tem cardápio de acentuados toques mediterrâneos, que revisitam sua terra natal. Site: domenicoristorante.com.br.

Alexandra Corvo

Formada pela Ecole d’ingenieurs Oenologiques de Changins, na Suíça, a sommelière acumula mais de 15 anos de experiência com vinhos. Atuou na Suíça, Espanha, Estados Unidos e em prestigiadas casas de São Paulo, como Figueira Rubaiyat, D.O.M., Le Vin e Sabuji. Desde 2004, vem ensinando profissionais e amadores em sua escola do vinho, a Ciclo das Vinhas. Além disso, mantém colunas na rádio BandNews FM, na Folha de S.Paulo, na Contigo! e programa no Canal Arte 1. Site: ciclodasvinhas.com.br.

Associação Acorde

Fundada em 2001, a Associação Acorde é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que desde 2007 beneficia, anualmente, 300 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes em Embu das Artes e Cotia, municípios da região metropolitana de São Paulo, além de ser um espaço de convivência cultural e comunitária. Com objetivo de promover ações de desenvolvimento humano, oferece, diariamente, no contraturno escolar, oficinas e atividades culturais como de canto, dança, teatro, artes plásticas, esportes e culinária. A proposta é fortalecer seu público-alvo e prepará-lo para a construção de projetos de vida e para as escolhas do futuro, fazendo com que desenvolva o olhar crítico, a convivência em grupo e o relacionamento interpessoal. Além disso, a Acorde busca despertar seus beneficiados para preocupações com o coletivo, com a escola e com a sua localidade e funciona ainda como palco para oficinas, festejos e shows em benefício da comunidade local.

 Assessoria de Imprensa:  Ligia Neiva 

Comentários