Musical une artistas de vários grupos da região

Por Outro autor | 20/10/2013

Integrantes de mais de 10 grupos de teatro de Taboão da Serra e outras cidades a sudoeste da Grande São Paulo, e até da zona sul da capital, estão empenhados na montagem do espetáculo O Homem de La Mancha, que estreia em 6 de novembro, no Cemur. O musical é inspirado na vida e na obra do escritor espanhol Miguel de Cervantes, criador de Dom Quixote.

A única vez em que trupes taboanenses se uniram desta maneira foi em 1997, no surgimento da UTT (União Teatral Taboão). Com a dispersão da UTT a partir de 2005, o pessoal do teatro criou novos espaços ou se agregou a companhias já existentes, como foram os casos do Grupo Clariô e do Teatro Encena, respectivamente.

É visível nos artistas o prazer de voltarem a trabalhar juntos. “O projeto é resultado da ousadia de reunir a classe artística de Taboão da Serra. Todos entenderam a importância desse evento para fortalecer a Cultura, a expressão desse município tão rico em pessoas com valor artístico”, diz Abigail Wimer, diretora-geral d’O Homem de La Mancha.

Com participação de membros

dos seguintes grupos:
A Palavra e o Gesto
Artera      
Black Out
Clariô
Deixa Comigo
Encena
Equus Bipes
Flor de Aroeira
Grupo Teatral M’Boy
Paixão de Cristo
Quiprocó
Quem Diria
Tesol
UTT

Veteranos do palco

Taboão da Serra tem boa tradição teatral. Nessa cidade, em 1956, três anos antes da criação do município, surgiu a encenação ao ar livre da Paixão de Cristo, por iniciativa do padeiro Manoel da Nova, falecido em 2011.

É também taboanense um dos mais antigos coletivos teatrais da região – o Teatro Tesol, ativo desde 1977.

Além do envolvimento direto de membros de 14 grupos teatrais neste musical em fase de montagem, a obra de Miguel de Cervantes também se manifesta na Cooperifa, nascida em Taboão da Serra no ano 2000. Todos os anos a entidade homenageia produtores e incentivadores da cultura com o troféu “Dom Quixote de La Perifa”.


Sucesso de público e de crítica

No mundo dos espetáculos, poucas obras gozam da unanimidade d’O Homem de La Mancha. Logo que estreou em 1965 na Broadway, nos Estados Unidos, teve 2.329 apresentações, e ganhou cinco troféus “Tony”, a mais importante premiação teatral daquele país.

Nas mãos de Abigail Wimer, que assina a direção geral do musical em Taboão da Serra, a história não foi diferente. Em 2006 ela obteve a maior premiação do festival estadual de teatro sediado naquele ano em Tatuí (SP). “O texto é maravilhoso, e com o talento da orquestra regida pelo Maestro Edison Ferreira, ficou tudo melhor”, vibrou na época Abigail Wimer ao por na bagagem do seu grupo os prêmios de melhor espetáculo, iluminação, realização musical, melhor atriz, mérito de ator, cenografia, figurino, comunicação e direção.

O Homem de La Mancha

De 06 a 09 de novembro de 2013
Quarta, quinta e sexta: 20 horas
Sábado: 15h e 20h
Local: CEMUR
Entrada franca
Inspirado no musical “The Man of La Mancha”, de Dale Wasserman
Músicas de Mitch Leigh – Letras de Joe Darion
Tradução de Paulo Pontes e Flávio Rangel
Versão das letras de Chico Buarque e Ruy Guerra
Adaptação livre de Abigail Wimer e Sílen de Castro
Prêmio de Melhor Espetáculo no Festival de Teatro - FETESP - Tatuí
Direção de Ator - Sílen de Castro
Orquestra Músicos do Futuro
Regência - Maestro Edison Ferreira
Direção Geral - Abigail Wimer

ELENCO - Adauto Guerra, Adelmo Rosa, Adriana Santos, Adriano Silva, Amanda Gerin, Andrea Neres, Ângela Otani, Cacau Santos, Caio Rodarte, Carlão Andrade, Daniel D’Mendonza, Doni Barbosa, Eddie Ferraz, Felipe Ferraz, Fernanda Garcia, Flávia D’Álima, Gisa Silva, João Oliva, Joelma Sales, Jorge José, Joselito Gaza, J.Walter Costa, Karina Pimentel, Lenilda Farias, Liliana Viera, Lu Rodarte, Luciana Carvalho, Maira Galvão, Ney Rodrigues, Paloma Oliveira, Paulo Rogherio, Raimundo Gomes, Rodrigo In, Roselaine Caldas, Sandra Mello, Stefanie Vidal, Thamie Hirata, Thânia Rocha, Tony Sá, Ulysses Neto, Valter Costa, Vera Diez, Vivian Santinelli, Walter Lins, Zé Maria Lucena, Zulhe Vieira.

Por David da Silva 

Comentários