Ministro Padilha convida Chico Brito para equipe de construção do Plano de Governo para o Estado de São Paulo

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 17/10/2013

O prefeito Chico Brito, de Embu das Artes, tem um novo desafio: ele fará parte do grupo que irá elaborar o Plano de Governo que Alexandre Padilha apresentará aos eleitores na campanha eleitoral de 2014 ao governo do Estado de São Paulo. É a primeira vez que o Partido dos Trabalhadores (PT) de Embu das Artes integra a equipe de coordenação da campanha de um candidato majoritário.

O convite a Chico Brito foi feito pelo próprio ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelos presidentes nacional e estadual do PT, Rui Falcão e Edinho Araújo, respectivamente. O êxito do prefeito na implantação de políticas públicas no município de Embu das Artes, que fica na região metropolitana de São Paulo, e seu conhecimento na implantação de ações regionais foram fatores primordiais para o convite. Formado pela USP, a história do sociólogo está ligada aos movimentos sociais, à valorização da cidadania e à participação democrática na gestão pública.


Articulador pragmático e gestor competente, Chico Brito tem sido referência na sua segunda gestão como presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT) e do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud). Chico Brito também é vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para Assuntos para Consórcios Públicos e diretor do Observatório dos Consórcios Públicos e do Federalismo (OCPF), fruto de uma parceria da Caixa Econômica Federal com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da ONU.

Chico Brito é, ainda, membro do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, presidido pelo prefeito Fernando Haddad, e secretário da Associação dos Municípios Mineradores do Estado de São Paulo (Ammesp), entidade que atua na defesa dos interesses dos municípios que possuem áreas de exploração mineradora. Embu das Artes possui uma extensa área de extração de rocha.

Trajetória de sucesso

Sociólogo, Chico Brito tem 46 anos e concorreu à sua primeira eleição, em 2006, conquistando o cargo de 1º suplente de deputado estadual com 52.854 votos. Em 2008, venceu as eleições para prefeito de Embu das Artes com 72.723 votos (59,57% dos votos válidos), dando continuidade e avançando no projeto político implantado pelo PT desde 2001. Chico Brito foi reeleito em 2012, com 80.541 votos, 65,85% dos votos válidos do município.

Durante sua primeira gestão, foram elaborados mais de 200 projetos para os quais ele buscou recursos fora do município. Sua articulação com o Governo Federal trouxe para a cidade mais de R$ 130 milhões em recursos por meio de convênios e emendas parlamentares para a realização de todo tipo de projeto, da compra das lousas digitais à implantação do campus da Universidade Federal (Unifesp) em Embu das Artes. Ninguém nunca imaginou, por exemplo, que Embu das Artes teria um restaurante popular, que serve 1.300 refeições diárias a R$ 3.

Governo com diretrizes consolidadas

Toda ação do executivo municipal de Embu das Artes está baseada em diretrizes assim definidas: Inclusão Social e Cidadã, Desenvolvimento Sustentável, Cidade Bonita, Organizada e Segura, Modernização e Eficiência Administrativa, Gestão Democrática e Administrativa.

Durante sua gestão, Chico Brito consolidou as marcas Inclusão Social, através da construção e funcionamento do 1º Restaurante Popular da cidade; Gestão Democrática, com o plebiscito que oficializou o nome Embu das Artes e Modernização Administrativa, por meio da criação da previdência municipal, uma tendência em todo mundo.
Também é destaque da sua administração, a revisão do Plano Diretor, a construção da primeira rodoviária da região, a implantação de 12 academias públicas de ginástica e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

Comentários