Sads de Embu das Artes é destaque na Organização Pan-Americana de Saúde

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 16/10/2013

O Serviço de Atendimento Domiciliar em Saúde (Sads) é um dos poucos escolhidos de todo o Brasil para publicar trabalho científico no livro de referência da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) sobre os serviços de atendimento domiciliar no País. A Opas, organização internacional, realizou com o Ministério da Saúde o Primeiro Laboratório de Inovações. Dos quatro trabalhos inscritos pelo Sads, três serão publicados.

A indicação foi feita depois da visita técnica do Ministério da Saúde e Opas, para aprofundamento do serviço prestado e relatado na descrição das experiências. As instituições reconheceram a excelência do serviço prestado pela Secretaria Municipal de Saúde e pela equipe do Sads, na atenção à população acamada.

No trabalho encaminhado à Opas, a equipe embuense do Sads relata inovações e aprimoramentos que incluiu no seu trabalho diário, como a “humanização do atendimento através de entrega do atestado de óbito, cuidado com as anotações no duplo prontuário, um que fica na residência e outro com a equipe, facilitando as internações hospitalares, quando inevitáveis, a formação e integração da equipe com os cuidadores”.

O fechamento do Primeiro Laboratório de Inovações está previsto para dezembro, quando os dez municípios destacados terão representantes reunidos em Brasília, DF, e a Opas e o Ministério da Saúde aprofundarão a discussão técnica.

A secretaria mantém duas equipes formadas por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, que atendem 152 pacientes em todo o município. A equipe de saúde considera a sua participação nessa iniciativa muito importante, “pela troca de experiência com outros profissionais do País e a possibilidade de apresentar e discutir inovações”, criadas por ela.

O que é a Opas

A Organização Pan-Americana da Saúde é uma instituição internacional de saúde pública criada em 1902, a mais antiga agência internacional de saúde do mundo. Sua proposta é melhorar as condições de saúde dos países das Américas. Integrada à Organização Mundial da Saúde (OMS), também faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU). Com sede em Washington, EUA, atua como escritório regional da OMS para as Américas e faz parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU). Possui escritórios em 27 países, além de oito centros científicos. 
Elke Lopes Muniz

Comentários