Noventa se prepara para assumir Sindicato dos Motoristas de São Paulo

Por Sandra Pereira | 2/10/2013

O ex-vereador de Taboão da Serra, Valdevan Noventa, saiu “gigante” da disputa que o elegeu presidente do Sindicato dos Motoristas de São Paulo. O sindicato é o maior da America Latina. Noventa venceu a batalha acirrada contra a chapa da situação, que contava com o apoio dos empresários e de vários setores da prefeitura de São Paulo. Agora, o ex-vereador e atual presidente eleito se prepara para imprimir a marca de sua gestão à entidade sindical e celebra o fato de estar sendo “paquerado” por várias lideranças estaduais e nacionais de peso. As portas do palácio do governo paulista estão abertas para o presidente que tem tido encontros privilegiados com o governador. 

“Graças a Deus nós não tivemos o apoio dos empresários e nem do poder público para vencer a eleição. Isso nos dá  liberdade e fortalecimento pra gente poder reivindicar novas conquistas para essa categoria. Creio os empresários  já estão sem dormir há algum tempo, desde o dia da eleição, pensando em uma maneira de trabalhar conosco. A relação vai ser de confronto direto. Claro que ninguém vai fazer greve por fazer, mas, vamos lutar pelos direitos do trabalhador  e vamos até a última instância na mesa de negociação. Devem acontecer paralisações e manifestações se as reivindicações do trabalhador não forem atendidas”, antecipa Noventa. 

O presidente eleito toma posse no dia 23 de novembro para um mandato de 5 anos, no qual a meta será atender aos anseios de mudança dos quase 37 mil trabalhadores que atuam nas 32 empresas do setor. Neste sábado, 5, Noventa vai celebrar a vitória com uma mega festa na vila Maria na qual haverá sorteio de um carro zero, 3 motos e vários brindes. Por hora ele diz que vai deixar de lado a política partidária e se dedicar ao sindicato, mas garante que irá acompanhar de perto a vida pública do seu berço político, Taboão da Serra. No dia 8 de agosto de 2011 quando Noventa anunciou de tribuna que deixaria de disputar a eleição municipal para concorrer ao sindicato muitos não acreditaram que ele o faria. 

“Graças a Deus saímos fortalecidos como um grande gigante. Não foi fácil alcançar essa vitória. Não foi fácil e eu sempre falo pro meu pessoal que essa vitória realmente tem sabor de mel. O próximo passo é dar continuidade a esse mandato e fazer uma análise daqui pra frente do que é melhor  para o trabalhador. No momento não quero pensar em política partidária. Desde 2004 estou disputando eleição a cada dois anos dentro do sindicato e na vida pública. Estou no PDT, mas avalio deixar o partido para ir ao Solidariedade, com o aval do Paulinho da Força que já me garantiu o comando da sigla em Taboão”, relata. 

O novo presidente do Sindicato dos Motoristas de São Paulo diz que para vencer a eleição se apegou a Deus e ouviu o clamor dos trabalhadores ávidos por mudanças. Ele observa que a questão financeira foi o maior obstáculo e relata que as propostas apresentadas às categorias foram divulgas em jornais de campanha  com orientação para que os trabalhadores guardassem o material para realizar as cobranças posteriores.  

“Vamos lutar para garantir aos trabalhadores o pagamento total das horas extras. Vamos acabar com essa questão dos trabalhadores genéricos que não têm direitos como ticket e lutar pela manutenção dos empregos dos cobradores ameaçados em razão da modernização do sistema. Não vamos aceitar o desemprego do cobrador na cidade. Esse é um dos grandes desafios que teremos. Também  vamos rever a questão do convênio médico que não atende com dignidade aos trabalhadores e suas famílias e nós vamos mudar”, afirma. 

No sábado o presidente eleito espera reunir até 8 mil pessoas na festa que vai comemorar sua vitória na eleição.  Otimista ele diz que já durante a comemoração vai cumprir um dos seus compromissos de campanha sortear um carro por mês para a categoria.  

“Vamos sortear o carro e vários brindes como televisão, motos, bicicletas e outros que vamos distribuir para categoria. Teremos churrasco à vontade, brinquedos para as crianças, várias atrações para o pessoal dançar e curtir. Vai ser uma festa maravilhosa a gente espera os trabalhadores com amigos e família”, finaliza.

Comentários