Saúde recebe prêmio estadual pelo controle da Tuberculose em Itapecerica da Serra

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 2/10/2013

O município de Itapecerica da Serra foi contemplado, pelo Governo do Estado de São Paulo, com o “Premio em Qualidade nas Ações de Controle da Tuberculose”, pelos esforços empenhados pela rede municipal de saúde visando o controle e a prevenção da tuberculose. O prêmio foi conferido durante o Fórum Estadual de Tuberculose 2013, que aconteceu dia 25 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

A definição dos municípios ganhadores é feita a partir de um levantamento da Coordenadoria do Controle de Doenças da Secretaria de Saúde do Estado de Paulo, que avalia as providências e a resolutividade dos municípios diante de casos novos de Tuberculose.

Os esforços da Autarquia de Saúde de Itapecerica da Serra pelo controle da doença têm sido no sentido de garantir uma busca ativa, realizada por toda equipe, nas unidades de saúde. “Fizemos um treinamento com toda equipe das UBSs para que possam detectar qualquer sintoma da doença e indicar o paciente para realização do exame”, informa Dr. Milton Parron Jr., diretor da Vigilância Epidemiológica do Município.

Isso tem possibilitado ao município manter uma média de cura de 94% dos casos detectados da 
doença, índice acima da média aceita pela Organização Mundial de Saúde, que é de 85%. A média 
de óbitos pela doença, 2%, também tem se mantido abaixo do esperado pela OMS, que é de 5%. De 
acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica, além de detectar a tuberculose, é importante 
incentivar o paciente a seguir corretamente o tratamento. “Apesar de ser uma doença grave, a tuberculose tem cura. Após seis meses de tratamento, o paciente fica totalmente curado”, garante o diretor. Em Itapecerica da Serra, a média de abandono do tratamento não passa de 3% dos casos.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um microorganismo chamado "bacilo de Koch". É uma doença contagiosa, o que quer dizer que passa de uma pessoa para outra através do ar pela fala, tosse ou espirro. Atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges. O principal sintoma da tuberculose é a tosse. Por isso, é importante que toda pessoa que esteja tossindo há 3 semanas ou mais procure uma unidade de saúde para realizar o exame.

Comentários