Vereadores ameaçam fechar BR se retorno para Taboão da Serra não for garantido

Por Sandra Pereira | 25/09/2013

Foi a ida da comitiva de Taboão da Serra à Brasília nesta quarta-feira, 25, para reivindicar a implantação de viaduto na Régis Bittencourt, no km 276, que pautou a sessão desta terça-feira, 24. Os vereadores voltaram a criticar duramente a mudança de local do viaduto, segundo a ANTT, feita após solicitação do prefeito Chico Brito em 2009. Os parlamentares sustentam que a mudança de local no retorno beneficia empresários em detrimento dos moradores da região mais populosa da Taboão. Eles também rechaçaram a resposta da Autopista Régis Bittencourt alegando inviabilidade técnica para implantação do dispositivo de retorno em Taboão e já avisaram que em caso de negativa vão promover o fechamento da BR junto com moradores e o MTST. O prefeito Fernando Fernandes e secretários municipais também integram a comitiva. Leia mais aqui, aqui e aqui.

Os parlamentares aprovaram na sessão moção de repúdio às agressões sofridas pelo jornalista Adilson Oliveira, durante cobertura no último sábado, numa escola estadual de Taboão. Todos os vereadores defenderam a liberdade de imprensa e trataram como inaceitável as agressões sofridas pelo jornalista, que chegou a ser espancado por um grupo de estudantes. Eles também aprovaram projeto que reenquadra vencimentos salariais de 11 categorias: analista de gestão municipal, assistente social, bibliotecário, biólogo, contador, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiologo, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional. 

“A cidade não aceita a negativa da Autopista em relação ao viaduto na região do São Judas.  Não vamos aceitar justificativa de inviabilidade técnica. Se essa for a resposta que o senhor Rui Peloso vai levar na reunião do  dia 7 quero avisar que ela não será aceita.  Estamos preparados para fechar a Régis Bittencourt e cobrar o viaduto no 276 que melhor atende os moradores de Taboão”, avisou o vereador Cido. 

O presidente da Câmara Municipal voltou a endurecer o tom das críticas contra o prefeito Chico Brito e o deputado Geraldo Cruz acusados por ele de tirar o retorno que melhor atendia Taboão.  “Vamos travar uma grande luta com o prefeito Chico Brito e o deputado Geraldo Cruz que se uniram para prejudicar Taboão da Serra. Vamos a Brasília tentar reverter isso e se  voltarmos com resposta negativa vamos nos juntar ao MTST e pararmos a BR.  É inaceitável deixar de beneficiar milhares de pessoas do Pirajuçara, deixa de beneficiar o Parque Pinheiros e a Paulo Ayres para atender interesse de empresários”, acusou Eduardo Nóbrega, que pontualmente tece severas críticas às administrações do PT nos municípios da região e no governo federal. 

 A vereadora Joice Silva defendeu o viaduto alegando que os investimentos públicos devem ser feitos para atender a população  e não os empresários. “Os empresários ficam na cidade apenas por interesse comercial e quando esse interesse acaba vão embora, enquanto os moradores permanecem. É para os moradores que os investimentos devem ser feitos”, ponderou. 

O vereador Ronaldo Onishi foi além e disse que a mudança de local do viaduto beneficia o empreendimento que está em andamento nas imediações do rodoanel Mário Covas. O parlamentar chegou a defender que a luta pelo retorno em Taboão seja levada aos tribunais

“O que querem fazer é desperdício de dinheiro público. Embu já tem outros dois retornos. Estão fazendo um terceiro. Será um por cima do outro prejudicando a população. Não podemos permitir que interesses mercantis coloquem em risco o bem estar coletivo. O retorno no local onde está previsto beneficia diretamente um grande empreendimento que já está sendo construído”, disse.


Comentários