Embu das Artes é inscrita no Requalifica UBS do governo federal

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 20/09/2013

Duas boas notícias na área de saúde do município: o Governo de Embu das Artes inicia compra de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde da cidade e acaba de aderir ao novo programa federal, o de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS), do Ministério da Saúde.

O programa do ano passado ofereceu a possibilidade de compra de equipamentos, destinando recursos para que o município equipe as unidades. Esse processo está em fase de licitação.

O apoio do governo federal neste ano, por meio do Ministério da Saúde, entre outros incentivos para melhorar a saúde no País, oferece verba para reforma e ampliação das UBSs. Embu das Artes já fez a adesão ao Requalifica UBS, por meio da Secretaria de Saúde. Foram inscritas sete Unidades Básicas de Saúde, localizadas em terrenos próprios da prefeitura: Fátima, Independência, Pinheirinho, Santa Tereza, São Marcos, UBS Centro, Vista Alegre.

Depois de inscritas, as unidades têm de ser contempladas pelo Ministério da Saúde, para que sejam integradas efetivamente ao programa requalifica UBS, recebendo recursos. Embu das Artes tem hoje 15 UBSs. Além das sete unidades inscritas no Requalifica UBS, já há recurso, também do governo Dilma, para a construção de duas outras unidades, São Luís e Ângela.

O Programa

O Requalifica UBS foi criado, pelo Ministério da Saúde, em 2011, para estruturação, fortalecimento e consequente melhora da qualidade de atendimento na atenção básica. Por ele são liberadas verbas para reforma, ampliação e construção de UBS.

Por meio do programa, o MS propõe uma estrutura física das unidades básicas de saúde - acolhedoras e dentro dos melhores padrões de qualidade - que facilite a mudança das práticas das equipes de Saúde. 

Tanto a adesão ao programa quanto o registro do andamento das obras são realizados pelo Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob), o qual possibilita ao gestor mais controle sobre o andamento das obras e, com os registros em dia, garante a continuidade dos repasses realizados pelo Ministério da Saúde.


Elke Lopes Muniz

Comentários