Câmara de Taboão da Serra teve sessão tensa e discursos longos

Por Sandra Pereira | 21/08/2013

Faltava menos de meia hora para o encerramento do expediente quando os vereadores de Taboão da Serra iniciaram a sessão desta terça-feira, 20. Os parlamentares utilizaram o regimento para prorrogar a primeira parte da sessão impedindo o uso da tribuna popular pelo morador da cidade que ameaçava fazer denúncia “bombástica”. Sem conseguir utilizar a tribuna o denunciante deixou a Casa calado levando embaixo do braço a pasta azul onde supostamente estariam os documentos que ele iria apresentar aos vereadores. O morador foi informado pela presidência que poderá utilizar a tribuna na próxima semana.

Na sessão marcada por discursos longos os vereadores votaram e aprovaram dois projetos do Executivo em regime de urgência. O primeiro faz a doação de terreno para a construção do Corpo de Bombeiros na cidade. O outro autoriza a formulação de convênio para a construção do centro de convenções, ou arena multiuso, que prevê uma operação de crédito de até R$ 10 milhões. O voto favorável do vereador Moreira ao projeto arrancou vários comentários dos pares.

 O desenrolar da sessão foi marcado por discursos sobre temas recorrentes no cenário político da cidade como a transformação do Akira Tada, de Pronto Socorro para Unidade Básica de Atendimento, após a abertura da UPA, que deverá ocorrer até novembro. Os parlamentares voltaram a falar da alça de saída do shopping Taboão para Embu das Artes. A instalação do Poupatempo na Praça Luiz Gonzaga e o pagamento das rescisões dos livre-nomeados  da administração passada também foram citados.

Os vereadores anunciaram que na quinta-feira, 22, às 10 horas, a Comissão Especial de Acompanhamento da Alça de saída do shopping Taboão em direção à Embu das Artes voltará a se reunir. Dessa vez a expectativa é de que toda a documentação já solicitada seja analisada pelos vereadores. 

A deputada Analice Fernandes recebeu elogios diversos dos vereadores na sessão. Quem puxou o coro de elogios foi o vereador Ronaldo Onishi que destacou a importância da verba obtida por ela para a construção do Corpo de Bombeiros em Taboão.

Foram os elogios feitos ao prefeito e a deputada que fizeram o presidente da Câmara, Eduardo Nóbrega,  fazer um discurso em tom irônico, no qual deixou escapar sua insatisfação pessoal com o fato da base de apoio ao prefeito contar com os partidos que não o apoiaram na eleição. Declarando-se feliz, mas, agindo como oposto, o presidente deixou claro que o PR busca tratamento especial por ter apoiado a campanha do prefeito. 

 “Se o PSB não fosse importante não teria o apoio do líder maior do governo, Fernando Fernandes”, respondeu o líder do PSB, vereador Marcos Paulo. 

Os skatistas que protestam contra a proibição do uso da praça Nicola Vivilechio estiveram na Câmara e numa reunião breve com os vereadores receberam apoio à reivindicação de instalação na cidade de uma praça de skate construída seguindo o projeto que eles querem apresentar. 

O vereador Luiz Lune está internado e não participou da sessão. Quem também não compareceu foi a vereadora Luzia Aprígio. 

Comentários