Festa de Adoração a Santa Cruz acontece até domingo no Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 14/05/2010

A Festa de Adoração a Santa Cruz de Embu das Artes começou em grande estilo nesta sexta-feira e se estende até domingo. Os adoradores da cidade que ajudam a manter viva essa revelevante tradição cultural fizeram bonito. A cada apresentação o público presente pode se surpreender e literalmente degustar de um belo espetáculo. A festa acontece até domingo confira abaixo a programação.

Os adoradores, cantam, dançam e tocam a redor da cruz. Centenas de bandeiras coloridas fazem lembrar as festividades interioranas e ajudam o público a mergulhar no clima da festa.

Já os grupos que se apresentam dão uma verdadeira lição de amor e respeito aos idosos. "É bonito ver gente idosa, tão feliz por estar realizando uma atividade que prende a atenção de todos", resume a dona de casa Dijaci Santos.

Uma das mais importantes manifestações folclóricas do Estado de São Paulo e a mais antiga da cidade embuense, a Festa de Santa Cruz é uma oportunidade única de reviver uma tradição, junto com os adoradores de Santa Cruz de Embu e de outros municípios da região (Carapicuíba, Cotia, Embu Guaçu, Vargem Grande Paulista, Taboão da Serra). A região foi percorrida pelos jesuítas e as cidades formam o cinturão jesuítico paulista. A festa expõe a tradição herdada do convívio de jesuítas e indígenas após o descobrimento.

A Festa de Santa Cruz é realizada pela Prefeitura Municipal de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Cultura. Acompanhe a programação!


15 de maio
17h30 - Adoradores de Santa Cruz – Carapicuíba
18h – Pinheiro e Pinheiral
18h30 – Congada do Parque São Bernardo
19h – Folias Sagradas
20h - Dança Trança-fita – Vargem Grande Paulista
20h20 - Grupo de Adoração à Santa Cruz – Embu das Artes
21h – Mulungu – (Coco)
21h30 – Mococa e Paraíso

16 de maio
17h30 - Folia de Reis do Marajoara/Santa Clara
18h - Grupo de Adoração à Santa Cruz – Embu das Artes
18h45 – Quadrilha Iototico  (Novo Embu)
19h – Jackson Ricarte
20h - Teatro Popular Solano Trindade – Danças (Samba Lenço e Cafezal Paulista)
20h30 – Pedro Bento e Zé da Estrada

Sandra Pereira e Elke Lopes Muniz
4/5/2010

Comentários