O Gigante Acordou...

Por Outro autor | 17/07/2013

Todos estão acompanhando, de alguma forma, os últimos acontecimentos no país, sobretudo, no que se refere às manifestações populares que se sucedem em diversas capitais e cidades do Brasil. Jovens em sua maioria, motivados pelas mais diversas causas, têm saído às ruas e, desta vez, não é para fazer o papel de pipoca, atrás do trio elétrico, ou torcer pelo seu time de futebol... Não, desta vez a motivação é outra... 

PROTESTAR

Protesto contra o que? Contra quem? Muitos cientistas políticos estão atônitos e tentam entender como essas mobilizações irão repercutir nas próximas eleições e quais serão as suas consequências reais na política brasileira. Em meio a tudo isso, uma coisa é certa: tente colocar goela abaixo uma moedinha de 5 centavos e em seguida uma de 25 centavos, para saber qual é a importância de 20 centavos.


O gigante acordou... A nação brasileira não aguenta mais tanto descaso e desonestidade na política, assiste incrédula a falta de respeito entre os poderes institucionais do país. O mais surpreendente é que tudo isso está em erupção justamente em um período que normalmente se imaginava a população aguardando os espetáculos de ilusionismo, tradicionalmente apresentados, Samba, Suor, Cerveja, Carnaval e Futebol... 

Desta vez, o povo “não quer só comida” o povo quer “diversão e arte e saída para qualquer parte” como diz a música dos Titãs, que se faz tão atual! Ou, numa outra canção desta banda “sempre jovem”, se questiona o uso da polícia institucionalizada, que em favor da ordem que, agrediu, bateu e usou todo o tipo de repressão.  Mas uma coisa é certa, eles eram os únicos que não pediram para estarem lá, os demais foram por livre e espontânea vontade, por sua conta e risco.

O que ficará para nós deste Junho de 2013? Algumas vitórias já se apresentam como a redução das tarifas do transporte em algumas cidades, o sepultamento da PEC 37 e principalmente, o turbilhão de novos comportamentos que serviram para abalar as estruturas políticas do país, isso demonstrou a verdadeira face da democracia, o poder exercido pelo povo e para o povo. 

A tão esperada e urgente Reforma Política tem que sair do papel! E não é aquela que está arraigada nas mentes deturpadas dos encastelados de plantão, é necessário dar prioridade a novas ideias, novas lideranças, oxigenar as câmaras, assembleias e congresso, longe de querer fortalecer partidos, que em sua maioria estão contaminados e com a prepotência de se manterem enraizados no poder e imaginando dominar a população pelo estômago e dissociados da visão de futuro, pois povo alimentado, pensa, vê, enxerga, entende e protesta... Qualquer movimento, díspar, dessa realidade, como uma eventual tentativa de aprovar, voto único em legenda ou em lista de partidos, prepare-se, O BICHO VAI PEGAR, pois acordado já está.



Hillmann Albrecht

Comentários