Educadores de Taboão da Serra visitam Museu do Futebol

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 17/06/2013

Em busca de inspirações para o Desfile Cívico de 7 de Setembro deste ano, diretores, coordenadores pedagógicos e supervisores de ensino de Taboão da Serra visitaram na quinta-feira, 6 de junho, o Museu do Futebol. 

Construído embaixo das arquibancadas do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol possui um vasto acervo que retrata não apenas a história do esporte mais amado do Brasil, como também  variados aspectos sociais e culturais. “A ideia do museu é falar das histórias que envolvem o futebol, isto inclui política, artes, geografia, história e muito mais” – explica a artista plástica e guia do museu Gabriela Lopes Ventola. 

O futebol é um esporte secular que foi introduzido no Brasil pelo esportista Charles Miller no início do século XX. O esporte, que inicialmente era praticado apenas pela elite da sociedade, causou admiração à massa e começou a ser praticado por todos devido à simplicidade de passes e poucas regras, diferente de outras modalidades, como o basquete. 

Em meio às inúmeras instalações disponíveis, muitas delas interativas, os educadores tiveram diversas ideias que foram além da mera prática do esporte, como a simplicidade do jogo, a religiosidade associada ao futebol que para alguns chega a beirar o fanatismo, além de contextos históricos como o uso do rádio, surgimento da TV, o período que não houve Copa do Mundo devido às guerras mundiais e golpes militares.

A pleno vapor

Desde abril funcionários das Secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia, de Esporte e Lazer, de Cultura e Turismo e de Comunicação, se reúnem para planejar os detalhes do Desfile de 7 de Setembro. No próximo encontro, que será realizado no dia 18 de junho, serão apresentadas as sugestões de marca que comporão a identidade visual do evento deste ano. Vale lembrar que as escolas particulares que tiverem interesse em participar do desfile deverão comparecer às 14h na sede da Secretaria de Educação para informar quantos alunos se apresentarão e obter mais informações sobre o evento.

Por Vera Sampaio

Comentários