Saúde promove capacitação para reduzir índice de gravidez na adolescência

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 7/06/2013

A Prefeitura de Itapecerica da Serra está promovendo curso para multiplicadores de uma metodologia construída pelo Instituto Kaplan, que tem o objetivo de diminuir a vulnerabilidade da gravidez na adolescência. Cerca de 35 profissionais da Autarquia de Saúde, entre enfermeiros, psicólogos, dentistas, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde, atendentes e representantes da sociedade civil, participaram do primeiro curso, que aconteceu nos dias 28 e 29 de maio, no auditório do Paço Municipal.

Em Itapecerica da Serra, de acordo com dados do Datasus, do total de nascidos vivos no ano de 2011, 16,84% eram de mães adolescentes, com idade entre 10 e 19 anos. Na cidade de São Paulo, essa proporção foi de 13,33%, no mesmo período. 

Levantamentos do Instituto Kaplan, apontam que 25% das meninas com idade entre 15 e 17 anos que abandonam a escola no país fazem isso por causa da gravidez, o que é um dos maiores desafios sociais relacionados à pobreza, considerando que a escolaridade da mulher é um fator relevante na avaliação do índice de desenvolvimento humano da população. 

Visando mudar esse quadro no município, a Autarquia de Saúde está capacitando os profissionais, por meio dessa parceria com o Instituto Kaplan, que procura utilizar o sonho de vida de cada jovem como elemento motivador para a prevenção, fazendo com que o adolescente tenha a percepção do impacto da gravidez em seu projeto de vida. 

Outras duas oficinas acontecerão até o próximo ano, para que sejam capacitados o maior número de pessoas possível na rede municipal de saúde. O grupo capacitado irá desenvolver essa metodologia com a comunidade, nas unidades de saúde.

Comentários