Festa de Santa Cruz: folclore, música e muita diversão em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 15/05/2013

A Festa de Santa Cruz deste ano já começou, como sempre, com a Dança de Adoração das Irmãs Cachoeira, no Bairro Água Morna, que ocorreu no dia 3/5. No dia 17/5, sexta-feira, ela continua no Cruzeiro da Paz, no Cercado Grande, ao lado do Memorial Sakai, e termina no dia 19 de maio, no Parque Francisco Rizzo, com diversas atrações culturais, comidas e bebidas típicas. 

Além de procissão, levantamento de mastro, reza do terço, danças de adoração a Santa Cruz e de trança fita, haverá atrações musicais nos dois endereços. Na sexta (17), os Violeiros, da Associação Amigos Violeiros de Embu das Artes (Asave), fazem o show no Cercado Grande. No domingo (17) todos devem comparecer ao Parque Rizzo para ver, ouvir e até dançar canções típicas do folclore da região. Aqui, as atrações são o cantor e compositor Zé Geraldo e outros músicos, como Matheus Minas e Leandro, Luiz Augusto e Gabriel, Wagner e Valmir, Marcos e Ivan.

A Festa de Santa Cruz é a mais antiga de Embu das Artes e um dos melhores eventos do Estado. Dessa tradicional mostra de cultura, folclore e muita música, com shows ao ar livre, tudo com entrada gratuita, participam grupos e artista da cidade e região. A festa é também uma manifestação dos municípios que compõem o Cinturão Jesuítico Paulista.

Faça o seu pedido

O evento reúne uma série de apresentações que mesclam fé, religiosidade e cultura viva por meio de música, dança, teatro e culinária relacionadas aos festejos iniciados pelos padres jesuítas a partir do século 17. Os festeiros rezam diante da Santa Cruz, ajoelhados ou não, beijam-na, acendem velas, cantam e dançam em adoração à Santa Cruz. Na tradicional Festa de Santa Cruz de Embu das Artes há o levantamento do mastro, que ocorre no dia 17, no Memorial Sakai. Para os adoradores, quem deseja algo devem fazer o pedido ao pé do mastro, pois só assim será atendido.

Programação

17/5, sexta-feira

Memorial Sakai / Cruzeiro da Paz, Cercado Grande

17h30 – Abertura - Procissão – com saída do Largo dos Jesuítas

18h30 – Levantamento do Mastro com a bandeira da Santa Cruz

19h00min

Reza do Terço

19h30 - dança de adoração a Santa Cruz

20h - dança de trança fita

20h30 – Violeiros da Asave


19/5, domingo

Parque do Lago Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 320, Centro)


14h - Abertura com discotecagem com DJ e Adoradores de Embu das Artes (CRI)

14h30 – Marcos e Ivan

15h30 - Congada São Bernardo do Campo

16h – Wagner e Valmir

17h – Folia de Reis (Marajoara/ Embu das Artes)

17h30 - Luiz Augusto e Gabriel

18h30 – Adoradores Mirins da EM Prof. Mauro Ferreira

19h - Matheus Minas e Leandro

20h30 – Jongo (Embu das Artes)

21h - Zé Geraldo

Elke Lopes Muniz

Comentários