Plenária OP no Casa Branca reúne 350 pessoas em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 25/04/2013

Moradores das regiões 10 (Jardins Independência e Casa Branca) e 11 (Santa Tereza) que compareceram à plenária do Orçamento Participativo (OP), em 20/4, no ginásio Casa Branca, demonstraram, em sua maioria, reconhecimento pelo que o Governo da Cidade vem realizando. O prefeito Chico Brito, que coordenou o encontro, no qual fez prestação de contas de seu primeiro mandato, de 2009 a 2012, com apresentação de vídeo, declarou: “Não conseguimos resolver tudo no primeiro mandato, mas se vocês estão aqui é porque acreditam que temos capacidade de fazer mais. Gosto de ouvir vocês. Quando vamos para o bairro e ouvimos vocês é muito importante porque o melhor fiscal é o próprio povo”.


Dos 20 representantes de comunidades que usaram o microfone para fazer reivindicações, boa parte elogiou as realizações do governo. Foram feitas reivindicações pontuais, como melhora do atendimento no serviço público e obras. Algumas já estão em andamento, outras estão sendo encaminhadas pela prefeitura ou ainda à espera de posicionamento de outras instituições para que o município tome providências.


Participantes informaram sobre o mau atendimento na recepção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jd. Santa Tereza e o fechamento com cadeado do portão da UBS Fátima, feito para pessoas com deficiência, que são obrigados a andar mais para entrar e sair do posto de saúde. Chico Brito fez o encaminhamento para solução dessas questões lá mesmo no ginásio, do qual a secretária de Saúde, Sandra Philie, saiu, ao fim do encontro, com a incumbência de resolver.


As 353 pessoas que compareceram, representando comunidades do Independência, Casa Branca e Santa Tereza, informaram necessidades dos bairros e região. “Não vi ninguém aqui reclamando que falta médico, posto de saúde, mas de atendimento, de serviço”, disse o prefeito, ressaltando a importância do encontro para saber do que ocorre nos bairros, por seus moradores. Embu das Artes é um dos 200 municípios que realizam plenárias de Orçamento Participativo, dos 5.645 do País.


O prefeito respondeu a todas as questões colocadas pelos moradores das duas regiões. Foi aplaudido ao informar que mais de 6 mil empregos novos serão criados, com 70% das vagas garantidas aos moradores locais, conforme lei municipal, nos próximos cinco anos, nas empresas que já estão se instalando na cidade.


Na ocasião, o prefeito divulgou boas notícias, entre elas: até 2016 toda escola municipal terá uma câmara na porta, virada para a rua. Fez um alerta: a mão-de-obra é qualificada e se não tiver pelo menos a 8ª série, não tem chance. Se não estudar, não tem emprego nem desculpas, pois a cidade hoje oferece cursos, incluindo pré-vestibular e de extensão na Unifesp, e treinamentos grátis a quem quiser. Uma dica: PAT tem vagas para cursos de qualificação.


Compareceram à plenária OP, entre outros, os vereadores Doda, presidente da Câmara, Gilson Oliveira e João Leite, secretários (as) municipais e o Padre Pierre, que declarou-se apaixonado pela cidade e satisfeito com a administração: “Prefeito como nosso está mostrando o que é uma resposta de dignidade para todos nós. Estou orgulhoso de estar aqui”, disse o padre, que recebeu o título de Cidadão Embuense em 2012.


Próxima OP



No dia 4/5,às 16h, na EM Jatobá, será realizada mais uma Plenária Informativa do Orçamento Participativo, com regiões 4 (Jd. Nossa Senhora de Fátima, Nayara e Parque Luiza) e 18 (Castilho, Flórida e Perequê).

Galeria de Fotos

Comentários