Prefeitura promove encontro com inscritos no Programa Renda Cidadã

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 25/04/2013

A Prefeitura de Taboão da Serra preparou um encontro com as famílias inscritas no Programa Renda Cidadã do município. O evento aconteceu no dia 19 de abril e contou com a presença do vice-prefeito, Laércio Lopes, da secretária de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva e da deputada estadual Analice Fernandes, e reuniu os participantes de todos os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Taboão.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Arlete Silva, o objetivo da reunião foi apresentar a nova administração aos inscritos. “Vamos promover reuniões mensais em todos os CRAS do município, mas nesse primeiro momento gostaríamos de conhecer a todos e devíamos satisfação a essas famílias”, disse a secretária. “Temos muitas mudanças pela frente, estamos preparando diversos projetos de oficinas de capacitação”, completa. 

O Renda Cidadã é um programa de transferência de renda direta do Governo do Estado de São Paulo,em parceria com a Prefeitura de Taboão da Serra para as famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo. É destinado aos que se encontram em estado de vulnerabilidade e risco social. O auxílio é de R$80,00 por mês.

Cabe ao município o compromisso de promover ações complementares de capacitação e geração de renda, proporcionando o desenvolvimento e a autonomia das famílias beneficiadas, visando assim a sua autossustento. Em Taboão da Serra, o programa teve início em 2001, atendendo a 330 famílias. Hoje são 2.681 matriculadas, em seis CRAS, nos bairros Monte Alegre, Vila Sônia, Saporito, Trianon, Pirajuçara e Scândia.

Para a deputada estadual, Analice Fernandes, Taboão da Serra já está mudando. “Já podemos perceber mudanças em diversas áreas do nosso município, como saúde, esporte, educação e habitação. Os primeiros passos estão sendo dados”, conta. “É uma alegria imensa estar aqui hoje e lembrar quando começamos o Renda Cidadã, há 12 anos. É disso que precisamos, de políticas públicas decentes e adequadas que proporcionem qualidade de vida aos taboanenses”, explica. “Dias melhores virão e já estão chegando”, finaliza Analice.

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania preparou ainda um ciclo de palestras aos presentes. A primeira palestra teve como tema o Abuso de Álcool e Drogas e na sequencia o assunto foi Saúde Mental e Qualidade de Vida. Por último, os inscritos receberam orientação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS.

Ainda prestigiaram o evento secretário de Esportes e Lazer, Fábio Fernandes, a representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Tatiana Candeo e da Secretaria de Saúde, Alexandra Pitol, além da presidente do Fundo Social, Acácia Fernandes. Também estiveram presentes os vereadores Ronaldo Onishi, Joyce Silva e Carlinhos do Leme e o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Nóbrega.

Comentários