Daee inicia fase de canalização de córrego em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 7/04/2013

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) está canalizando 116 metros do córrego Bananal, afluente do Córrego Poá, em Taboão da Serra, no trecho entre o córrego e a rodovia Régis Bittencourt. O novo canal (com 23 metros construídos com aduelas fechadas, de 2 metros de altura por 2,5 metros de largura) faz parte da obra de canalização de 1,3 mil metros do Córrego Poá, no trecho paralelo à rodovia Régis Bittencourt, no limite entre Taboão da Serra e Embu das Artes.

As obras, que começaram em agosto de 2012 e representam um investimento de R$ 9,8 milhões, devem beneficiar mais de 80 mil moradores do Jardim Iolanda em Taboão da Serra e a expectativa é concluir as obras em cinco meses.

A maior parte dos córregos de Taboão da Serra já está canalizada. O principal problema deles ainda é a sujeira, consequência do esgoto e o entulho depositado em seus leitos. O esgoto jogado nos córregos da cidade é responsabilidade da Sabesp, que cobra dos moradores na conta de água a taxa de tratamento do esgoto domiciliar, mas não realiza o serviço.

Já o entulho é responsabilidade direta dos moradores, que ainda teimam em depositar nos córregos da região móveis, garrafas pet e todo o tipo de material que pretendem descartar. As campanhas de alerta sobre o risco de descartar nos córregos e rios lixo e entulho são constantes, mas os moradores ainda ignoram o problema que acaba favorecendo a ocorrência de enchentes no período chuvoso.


Com informações do Portal do Governo do Estado




Comentários