Casas de área invadida no Ponte Alta começam a ser demolidas em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 5/04/2013

Já começou a demolição das casas na região do loteamento Ponte Alta no Jardim Novo Record, em Taboão da Serra. Ao todo 90  imóveis serão demolidos no local. As famílias retiradas das casas já estão morando nos apartamentos construídos ao lado e ainda lutam para se adaptar a rotina de viver num espaço menor. Alguns deles construíram sobrados grandes com duas vagas de garagem. Já os apartamentos possuem 46 metros e a disputa por garagem será grande, uma vez que só foram reservadas 20 vagas para as 160 unidades. Assista aqui.

A maioria dos apartamentos já está ocupada. As famílias que ainda não se mudaram já se preparam para fazê-lo o mais rápido possível. O objetivo das demolições é garantir a implantação de um projeto de infraestrutura e saneamento na área que foi invadida em maio de 2004.

Quem passa pela avenida Cid Nelson Jordano nota de imediato o cenário de “guerra” em que o local se transforma a medida em que as demolições acontecem. As famílias não escondem a tristeza de ver cair por terra a casas que construíram com anos de trabalho. Mas, todos admitem que sabiam os riscos de construir numa região invadida.

“Quem pegou terreno em outras partes não teve problemas. Só que nós não tivemos a mesma sorte”, lamenta uma moradora que já deixou a casa.

A urbanização da área está longe de ser finalizada. Em novembro de 2012 a empresa abandonou a obra. O prefeito Fernando Fernandes disse que tentou diversas vezes fazer com que a empresa retomasse o trabalho e diante das negativas acabou reincidindo o contrato. Uma nova empresa deverá ser contratada para assumir o restante da obra.

Enquanto isso não acontece, quem passa no local se depara com os sinais abandono ao redor dos apartamentos construídos para abrigar 160 famílias retiradas de suas casas após a prefeitura firmar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com Ministério Público visando garantir a urbanização a área. 

A prefeitura alega que é necessário fazer as demolições para garantir o comprimento da Lei referente a APP - Área de Preservação Ambiental e as Áreas Institucionais onde serão construídas a creche e a Unidade de Saúde para a região.

Comentários