Início de gestão da SPDM reduz tempo de espera por atendimento no Antena

Por Sandra Pereira | 3/04/2013

Basta poucos minutos no Pronto Socorro do Antena para perceber que a saída da Iacta Saúde e a entrada da  Sociedade Paulista de Medicina (SPDM) na administração do local foi positiva para os pacientes. Passava das 20h50 minutos  desta terça-feira, 2, quando o Jornal na Net esteve no Antena e encontrou algumas diferenças no atendimento dispensado aos pacientes em relação às semanas anteriores. Relembre aqui e aqui.

O fator que mais chamou a atenção foi o tempo de espera por atendimento que variava entre 50 minutos e 1 hora e 20. A reportagem do Jornal na Net já registrou demora de até 10 horas para ser atendido no Antena – veja aqui. A maioria das pessoas entrevistadas disse esperar que as melhorias sentidas sejam mantidas e ampliadas. 


“Comparado ao que estava melhorou um pouco. A gente só espera que não volte a ser como antes. Porque tudo no começo é bom agora depois é que complica”, disse uma moradora do Jardim Record que estava acompanhando a tia que sofre de problemas renais e passa no Antena quase toda semana.

Os corredores estavam cheios de pacientes no período em que o Jornal na Net esteve no Antena. Entretanto, o tempo de espera era menor e a quantidade de médicos trabalhando no local era maior. Havia dois clínicos gerais, dois ortopedistas e dois plantonistas na emergência durante o plantão noturno desta terça-feira. Durante a troca do plantão os consultórios permaneceram vazios por alguns minutos, mas logo a equipe escalada para a madrugada assumiu os postos.

A sala de medicação estava lotada e por alguns instantes havia fila na porta pelo fato dos médicos estarem atendendo em ritmo mais intenso do que a aplicação da medicação. Dona Marinete Correia mora na região e quebrou o braço. Foi atendida na emergência, fez raios X e depois encaminhada para a sala de medicação. "Aqui demorou mais nos outros lugares foi rápido porque foi emergência", contou.

Na fila de espera da triagem era fácil encontrar moradores de cidades vizinhas e de bairros de São Paulo  próximos de Taboão, como Campo Limpo e Maria Sampaio.

 Durante o tempo em que esteve no Antena a reportagem constatou que o fluxo de pacientes continua sendo constante. A maioria das pessoas entra acompanhada. Muitos chegam de carro e outros de transporte público. Passam pela triagem e seguem para o local indicado na avaliação. 


A médica Fernanda Miyamura disse que os plantões noturnos costumam ser  mais calmos. Segundo ela cada médico atende em média 50 pacientes durante a madrugada. “Até agora está tranqüilo, dentro dos padrões de qualquer plantão em pronto socorro”, disse ela enquanto se dirigia ao consultório.

Apesar da crise dos últimos tempos o Antena atende uma média diária de 700 pacientes, segundo dados da administração. Muita gente ainda não sabe que a SPDM assumiu há três dias a gestão do local. Mas nessa terça-feira as remoções de pacientes para o Hospital Geral do Pirajuçara foram facilitadas, segundo funcionários que trabalham no Pronto Socorro há mais tempo. 

“As remoções nossas estão mais rápidas. O HGP está liberando um monte de vagas. Vamos ter uma pessoa do plantão controlador dentro do Antena”, comemorou um funcionário.

O setor que tem maior demanda no Antena é o do Raios X, onde a equipe chega a realizar mais de 500 exames ao dia, em especial para os pacientes da ortopedia. A equipe não pára e os plantões costumam ser intensos no setor. “Hoje aqui é o único lugar onde faz raios X então a gente trabalha duro”, relatou um funcionário do setor.

Comentários