Prefeitura de Embu tenta impedir que falta de água prejudique escolas

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 20/03/2013

Em 10 das 41 escolas municipais de Embu das Artes, nas quais estudam mais de 4.200 crianças, a falta d’água prejudicou até mesmo a preparação da merenda escolar. A Prefeitura de Embu das Artes procurou amenizar o problema com o fornecimento de galões de água, para a confecção de refeições, e o encaminhamento de caminhões pipa às escolas. As aulas continuam normalmente nas escolas afetadas: Escolas Municipais Astrogilda de Abreu Sevilha, Jacarandá, Núcleo de Educação Infantil Vazame e Valo Verde, Dom José, Estela, Amilton Suga Galego, Hermínio Spósito, Jardim da Luz e Vista Alegre.

Abastecimento é prejudicado pela falta de energia



Essa é a justificativa da Sabesp, que encaminhou nota informando que a interrupção no fornecimento de energia elétrica parou as bombas que enviam água para municípios da Grande São Paulo. De acordo com a Sabesp, a queda de um poste e a consequente falta de energia elétrica desde a noite  de 17/3, na região da Estação Elevatória de Água João XXIII, prejudica  o abastecimento dos municípios de Taboão da Serra, Cotia (região da  Granja Viana), Embu das Artes (regiões do Santo Eduardo, Vista Alegre e Centro)  e  parte de São Paulo (Jardim Arpoador). A falta de luz impede que as bombas enviem água para as casas e prédios.

A  previsão  da  concessionária  de  energia é que a eletricidade seria restabelecida ainda hoje, o que permitiria à Sabesp providenciar o reabastecimento. “O fornecimento de água será recuperado de  forma gradual, após o retorno da energia. Se essa previsão for mantida, o abastecimento deverá ser retomado até às 18h, sendo normalizado nas áreas mais altas até a próxima madrugada”.

A  Sabesp  solicita  que os moradores utilizem água de forma racional, evitando  desperdícios.  Os  casos de emergência estão sendo atendidos pela Central de Atendimento 195, que funciona 24 horas. A ligação é gratuita.

Dicas para economizar água:


• Tome banhos mais curtos e feche o registro durante o ensaboamento;

• Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba;

• Deixe para lavar o carro, o quintal e a calçada em outro dia;

• Se  possível, lave a roupa e a louça em outro dia;

• Retire o excesso de comida da louça com a esponja antes de abrir a torneira.

Texto: Elke Lopes  


Comentários