Entraves de Itapecerica estão na logística e meio ambiente, diz prefeito

Por Sandra Pereira | 17/03/2013

Em entrevista recente ao jornal DCI o líder municipal de Itapecerica da Serra, Amarildo Gonçalves, o Chuvisco, declarou que as principais prioridades de sua gestão são os setores de logística e meio ambiente. De acordo com o prefeito, a cidade encontra dificuldades para atender a demanda de empresas que pretendem se instalar no município devido a problemas ambientais e de acesso. 

Por estar inserido numa área de 100% de proteção de manancial o município é alvo de legislação ambiental rigorosa que impede a instalação de empresas. É frequente por essa razão a discussão de compensação por parte dos governos para cidades com essas características recebam "compensação" financeira do estado e união.

"Em Itapecerica existe uma alta demanda de organizações que querem se instalar na cidade, mas muitas vezes não temos aporte para atendê-la", afirma Chuvisco. Segundo ele, a prefeitura está desenvolvendo parcerias com o governo estadual para a melhoria do rodoanel e da BR 116, principais acessos.

O prefeito diz que, dentre as secretarias estaduais, a Secretaria do Meio Ambiente é a que tem se mantido com maior número de ações conjuntas. "Este é outro fator que dificulta o ingresso de companhias na cidade. Além disso, temos área de proteção ambiental e só aceitamos empresas que não prejudiquem o meio ambiente", explica Chuvisco.

Em contrapartida, ele afirma que os principais pontos em ascensão são os setores de habitação e turismo. "Temos um potencial turístico forte e também contamos com o recorde de turismo religioso", diz o prefeito. 

Um dos locais de maior potencial turístico de Itapecerica é o Kinkaku-ji, onde está localizado uma replica do templo do sol. A área tem cerca de 42 mil metros quadrados de natureza totalmente conservada, cercada por lagos, nascentes e vegetação nativa. Também abriga um cemitério com características orientais onde estão sepultados artistas e intelectuais.

Segundo Chuvisco, Itapecerica da Serra entrará no programa habitacional Casa Paulista. Atualmente a cidade tem centenas de moradias sendo construídas em parceria com os governos estadual e federal.

Com informações do DCI 

Comentários