Programa pioneiro da prefeitura de Embu fortalece agricultura familiar

Por Sandra Pereira | 22/04/2010

A vida da agricultora Laudiciana Barbosa Carriel, 49 anos, moradora da zona rural de Jacupiranga mudou nos últimos meses. O sorriso tímido dela não esconde a alegria de participar de uma iniciativa inédita da prefeitura de Embu das Artes, por meio de um programa do Governo Federal que está beneficiando pequenos agricultores da região doVale do Ribeira.

Ela faz parte da Cooperativa Família Vale, que agrega 96 pequenos produtores rurais das cidades de Jacupiranga, Barra do Turvo, Eldorado, Cajati entre outros. Juntos, os agricultores estão fornecendo alimentos produzidos por eles para o banco de alimentos e escolas municipais de Embu das Artes.

“A nossa vida melhorou. Agora a gente quer é fornecer para mais prefeituras e produzir mais”, afirma otimista.

A presidente da Cooperativa, Ana Aparecida, acompanha pessoalmente o carregamento do caminhão baú que leva os produtos da cooperativa para o Embu. A satisfação dela é visível.

Assim como a presidente, os demais integrantes da cooperativa estão pra lá de empolgados. Todos mostram com orgulho mandioca, abóbora, maracujás, berinjela, laranja, banana e vários outros produtos cultivados naturalmente por eles.

O objetivo do projeto é fortalecer a agricultura familiar e garantir que as famílias atendidas pelo banco de alimentos de Embu recebam frutas, hortaliças e verduras de qualidade e a preço de custo já que a figura do atravessador é eliminada da cadeia de distribuição.

“É coisa boa para o nosso povo. Somos a primeira prefeitura da região a adotar esse projeto”, afirma o prefeito Chico Brito.

Ele disse que pretende apresentar o programa e seus resultados ao Conisud, para que as demais prefeituras também possam aderir a iniciativa.

No dia 19 o prefeito visitou o galpão da cooperativa, na cidade de Registro, juntamente com o vice-prefeito Natinha. Ambos puderam conferir de perto a qualidade dos alimentos e a satisfação dos agricultores que formam a cooperativa.

Tanto o prefeito como vice puderam comprovar a importância do projeto para as duas pontas beneficiadas: os agricultores e as 2.400 famílias de Embu cadastradas no Banco de Alimentos.

“Nada mais justo do que comprar direto de quem produz e ter garantia de estar comprando produtos de qualidade”, sustentou Chico Brito.

Comentários