Ouvidoria de Taboão promove encontro entre interlocutores do município

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 31/01/2013

A Ouvidoria da Prefeitura de Taboão da Serra está iniciando um trabalho para que o serviço funcione efetivamente no município. Esta é uma determinação do prefeito, Fernando Fernandes, que considera a Ouvidoria uma aliada para implementação de melhorias nos serviços prestados pela Prefeitura.

Neste sentido, a Ouvidoria realizou, na última quinta-feira, 24 de janeiro, o primeiro encontro com interlocurores do município. Os interlocutores são funcionários que trabalham nos mais diversos departamentos da Prefeitura, estão comprometidos com o cidadão, e são responsáveis por dar tratativa às mensagens encaminhadas pela Ouvidoria.

Segundo o ouvidor, Dr. João Melo, os taboanenses podem se comunicar com a Ouvidoria através de e-mail, telefone, cartas, deixar uma mensagem através do site da Prefeitura, fazer o registro pessoalmente ou utilizar uma das 85 caixas de coletas espalhadas pelo município. Quanto às manifestações relacionadas à Saúde, os cidadãos além de poderem utilizar as formas mencionadas anteriormente, também dispõem do canal de atendimento da Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde (SUS), administrado pelo Ministério da Saúde (MS).  

O ouvidor explica que a Ouvidoria é a última instância a qual o munícipe deve recorrer. “Após ter recorrido pelas vias convencionais e a questão não foi solucionada, o munícipe deve entrar em contato com a Ouvidoria para o auxiliarmos a responder esta demanda” – informa.

A secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, durante o encontro direcionado aos servidores da Saúde, salientou a importância da Ouvidoria para o bom funcionamento da rede municipal de Saúde. “Para nós, Ouvidoria significa controle social. Então, diferente do que ocorria na gestão anterior, é fundamental respondermos as solicitações em tempo hábil” – afirma. E completa “sugiro as servidoras que trabalham diretamente na Ouvidoria SUS a fazerem uma Ouvidoria pró-ativa, na qual elas se comprometerão a visitar as unidades de saúde semanalmente para verificar o funcionamento da unidade, a fim de melhorar a qualidade dos serviços prestados”.

A abertura do encontro foi realizada pelo vice-prefeito, Laércio Lopes, que representou o prefeito, Fernando Fernandes. Laércio Lopes afirmou estar contente com a parceria entre Ouvidoria e demais Secretarias da Prefeitura, pois será uma forma de melhorar a qualidade de vida no município. Além do vice-prefeito, participaram do encontro os secretários de Educação, Ciência e Tecnologia, João Medeiros, de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva, de Governo, Dr. Cândido Ribeiro, de Comunicação, Daniel Borges, de Segurança e Defesa Social, Gerson Brito, além do vereador Cido.

A Ouvidoria em números

Segundo o ouvidor, 50% das manifestações recebidas na Ouvidoria Geral, são encaminhadas por munícipes através de e-mail, 30% por telefone, 15% optam por registrar a manifestação pessoalmente e 5% utilizam as caixas de coleta ou enviam cartas.

Já em relação à Saúde, além das manifestações oriundas do MS, que todas são recebidas por sistema próprio, 40% dos munícipes utilizam o telefone para fazer o registro das manifestações, 30% por carta ou mesmo pelas caixas de coleta, 20% pessoalmente e 10% optam por encaminhar a solicitação por e-mail.

Serviço:

Ouvidoria de Taboão da Serra
Travessa das Palmeiras, 4 – Parque Assunção - CEP: 06754-180
Telefone Ouvidoria Geral: 4788-5337 / 4788-5458 / 4788-5460 / 4788-5459
Ouvidoria SUS: 4788-5609 / 4788-5377
E-mail: ouvidoria@taboaodaserra.sp.gov.br

Site: www.taboaodaserra.sp.gov.br

Por Vera Sampaio


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