Galeria dos Vereadores será inaugurada na Câmara de Embu das Artes

Por Outro autor | 27/11/2012

A Câmara Municipal de Embu das Artes, em iniciativa inédita na Região, inaugura na próxima quarta-feira, 28 de novembro, no Plenário Mestre Gama, às 18h, a Galeria dos Vereadores, que resgata a imagem de todos os vereadores e vereadoras que marcaram a história do Poder Legislativo Embuense desde a primeira legislatura após a Emancipação.

De janeiro de 1960 a dezembro de 2012 passaram pela Câmara 116 políticos que representaram o Poder Legislativo nos últimos 53 anos, em 12 legislaturas. O departamento de Comunicação da Câmara, através de pesquisa do jornalista e historiador Márcio Amêndola de Oliveira conseguiu levantar as fotos dos homenageados, através de vários arquivos. A dificuldade maior foi a ausência de um arquivo completo no Poder Legislativo. Muitas das imagens de sessões e da vida da Câmara não foram preservadas e havia lacunas imensas a serem preenchidas.

O jornalista, com ajuda de arquivos pessoais e muitas fotos cedidas pelo ex-prefeito e ex-vereador Annis Neme Bassith, conseguiu reconstituir um banco de dados com as imagens de todos os vereadores que passaram pela Câmara. O arquivo do Jornal Fato Expresso, cedido gratuitamente por Amêndola também foi utilizado nesta reconstituição.

Resgate

O presidente da Câmara Municipal, vereador Silvino Bomfim de Oliveira Filho, que apoiou e patrocinou o projeto, afirmou que “a memória daqueles que representaram esta cidade no parlamento fica agora preservada para as gerações futuras, como uma justa homenagem àqueles que fizeram e fazem a história democrática deste município”. Para ele, “é um grande orgulho encerrar meu mandato oferecendo este acervo à cidade”.

Os painéis, divididos em legislaturas, tem as fotos, nomes dos vereadores e cargos ocupados na estrutura do legislativo (Mesas). Nas placas antigas em que apareciam apenas os nomes e cargos, sem as fotos, havia erros e imprecisões, como nomes grafados incorretamente, omissões dos suplentes efetivados durante o mandato, e até incorreções de cargos.

Pesquisando nos arquivos da Câmara e antigas atas e termos de posse, Amêndola conseguiu corrigir todos os erros e imprecisões, além de deixar farto material de pesquisa para os interessados pela história democrática da cidade.

São 13 quatros no total, apesar de ter havido até 2012 um total de 12 legislaturas. Ocorre que na 9ª Legislatura, entre 1997 e 2000, por decisão judicial 18 vereadores foram afastados por 6 meses. Na ocasião, 18 suplentes foram convocados pelo único vereador não afastado, Geraldo Leite da Cruz (PT). O vereador Cruz acabou se tornando presidente da Câmara naquele período, de junho a dezembro de 1999. Pela excepcionalidade da situação, o Legislativo decidiu pela confecção de um quadro extra da nona Legislatura, com as fotos dos suplentes.

Márcio Amêndola já havia realizado outras pesquisas e projetos que resultaram na Galeria dos Presidentes, reinaugurada há alguns anos; na Sala dos Emancipadores; no ‘batismo’ do prédio do poder Legislativo com o nome da primeira vereadora mulher de nossa História – agora a Câmara chama-se “Casa Legislativa Vereadora Maria Antonieta Martins de Almeida”, em iniciativa da ex-presidente da Casa, vereadora Maria das Graças de Souza (2005-2006) – e na abertura da Biblioteca Pública Vereador Afonso Carpi, que funciona em um anexo da Câmara desde 2006.

O jornalista e historiador também foi o responsável pela pesquisa e imagens das galerias dos Prefeitos e Vice-Prefeitos, atualmente expostas no prédio da Prefeitura Municipal de Embu das Artes, sempre se utilizando de seus arquivos pessoais e de arquivos cedidos por famílias antigas da cidade, já que no município ainda não existe um Centro de Memória e Documentação, que reúna em um único local os documentos, fotos, vídeos e objetos de valor histórico da comunidade.

(Assessoria de Comunicação – Câmara de Embu das Artes)

Comentários