Prefeitura de Taboão se nega a custear evento da Consciência Negra

Por Sandra Pereira | 22/11/2012

Não fosse a determinação dos organizadores do evento denominado a “Festa da Consciência Negra” não iria acontecer em Taboão da Serra nenhuma atividade para marcar a passagem do mês dedicado à consciência negra, que tem como símbolo de luta o herói da resistência negra nos quilombos alagoanos, Zumbi dos Palmares.

De acordo com Rose Menezes, integrante do Conselho Municipal do Negro, estava tudo pronto para realizar o evento no próximo dia 24, no Cemur, quando o prefeito Evilásio Farias suspendeu o empenho de pouco mais de 4 mil reais destinado a custear o evento. A assessoria de imprensa confirma que o prefeito não autorizou o custeio do evento, mas garante que ele não negou ajuda aos organizadores.

A cidade é uma das poucas do país onde o dia 20 de novembro, dedicado à consciência negra,  literalmente passou em branco. Também é um dos poucos locais onde a data é apenas ponto facultativo e não feriado.

Os organizadores começaram então uma corrida contra o tempo para conseguir os recursos para garantir a o custeio das bandas que vão se apresentar no local.

“Já estava tudo pronto, a cidade toda sabendo da festa quando o prefeito decidiu cancelar o empenho. Ele alegou que a prefeitura não tem dinheiro para bancar a festa”, disse Rose.
Ao longo dos últimos dias ela e os outros organizadores da festa se desdobram para conseguir doações capazes de bancar o custo do evento.

O panfleto de divulgação do evento conta com o logo da prefeitura da cidade. Também informa que a iniciativa da festa é da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial.

A programação da festa traz na abertura o Coral da Terceira Idade e Hino da África. Entre os convidados estão Fhernando Mplach, Big Banda Jazz, Soul, MPB, DJ Ademir, Ritmos Latinos R&B e Neo Soul.

O outro lado


A assessoria de imprensa da prefeitura disse ao Jornal na Net que a presidente da Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial, Leila Dias, informou ter enviado oficio ao prefeito Evilásio Farias solicitando a verba para custear a festa. Segundo a assessoria o prefeito não se negou a ajudar, porém alegou que estava sem orçamento para custear  o evento. 

“Os organizadores da festa estavam cientes desde o começo. Isso não é de agora”, disse a coordenadora por meio da assessoria. 

Ela relatou também que a Prefeitura de Taboão da Serra sempre ajudou liberando verba para realizar as comemorações referentes ao dia da consciência Negra, apenas no ano de 2012, isso não foi possível.

Segundo a assessoria a  coordenadora informou também que não viu problema algum nisso uma vez que todos, inclusive o CONEGRO, estavam cientes que não teriam a verba.

A festa está sendo custeada entre os organizadores e colaboradores do evento e vai acontecer neste  sábado, 24, no Cemur.

Comentários