Vereadores relatam crise financeira grave na prefeitura de Taboão

Por Sandra Pereira | 6/11/2012

A Câmara de Taboão da Serra rompeu de vez a relação com o prefeito Evilásio Farias (PSB).  Nesta terça-feira, 6, os vereadores da cidade endureceram o tom das críticas à administração. Admitiram a gravidade da crise financeira instalada na cidade e reconheceram o caos em que está mergulhada a saúde municipal. Também não pouparam críticas a gestão do transporte municipal e a empresa Pirajuçara, que foi convocada a prestar esclarecimentos pela comissão de Transportes do Legislativo. Os vereadores revelam já saber que o prefeito terá dificuldade para fechar as contas da administração.

Em tempos de crise entre os Poderes a maior parte dos “trabalhos” acontece nos bastidores, na sala de reunião, onde os vereadores discutem os assuntos mais quentes durante intervalo regimental que chega a se estender por horas. 

“Está faltando tudo no sistema público de saúde. Desde médicos até papel higiênico. Temos que ter cuidado para não haver um apagão social. Essa Casa tem que evitar o caos na saúde, o caos na administração o caos total”, apontou o vereador Paulo Félix.

Sem consenso nas votações há várias semanas os vereadores se recusaram a votar o projeto que concede anistia de juros e multa para contribuintes inscritos na Dívida Ativa. Também não apreciaram o que prevê desconto de 50% do IPTU para o exercício de 2013. Os vereadores disseram saber que sem a anistia o prefeito não vai conseguir pagar salários e nem o 13º aos servidores municipais, mesmo assim não pretendem garantir a votação já que haverá impacto nas contas do município.

“As notícias sobre a saúde financeira da prefeitura são as piores possíveis”, disse Paulo Félix, após agendar para a próxima sexta-feira, às 16 horas, audiência pública para tratar das contas da prefeitura.

Integrante da base do governo Evilásio o vereador Noventa foi enfático ao afirmar que o município “já está mergulhado no caos total”. De acordo com ele os relatos constantes dos moradores apontam o descaso total da prefeitura em várias áreas. Defensor constante do transporte alternativo Noventa cobrou posicionamento da prefeitura sobre a situação dos perueiros que atuam nas linhas 3 e 8 – saiba mais aqui.http://www.example.com/Link37

Noventa convocou de tribuna para prestar esclarecimentos sobre o assunto e a respeito da atuação da empresa Pirajuçara.

“Vou convocar o dono da empresa Pirajuçara, o atual secretário de Transporte e o ex. Somos os responsáveis e vamos cumprir o dever de fiscalizar para saber o que está acontecendo com a licitação do transporte. Verificar se a empresa paga os impostos e analisar o contrato”, afirmou Noventa.

Já era perto das 22 horas quando o vereador Cido propôs apresentar um projeto de autoria da mesa diretora citando o próprio nome e o do vereador Macário. A diretoria da mesa da Câmara está incompleta desde a prisão dos vereadores Carlos Andrade e Arnaldinho ocorrido em junho de 2011. Ambos ocupavam espaço na diretoria da câmara. 

Logo em seguida o vereador Olívio pediu que a mesa diretora da Casa seja completada. Ele disse que a composição atual da mesa diretora é ilegal e fere o regimento interno. Também disse que esse fato poderá tornar ilegal os atos da mesa diretora.   

Comentários