Vereadores de Taboão vão investigar obras irregulares e situação do transporte

Por Sandra Pereira | 31/10/2012

Faltando poucos dias para o encerramento do ano legislativo de 2012 os vereadores de Taboão da Serra aprovaram nesta terça-feira, 30, a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar denuncias de irregularidades em obras na cidade. A CEI será formada por Paulo Félix, Olívio Nóbrega e Tales Franco. Eles disseram ter recebido de informações sobre várias obras de grande porte sendo realizadas sem autorização da prefeitura e querem mais informações sobre o fato. Questionados sobre o curto prazo o vereador Paulo Félix garantiu que há tempo hábil para realizar o trabalho. Os vereadores também vão apurar a situação do transporte complementar na cidade.

 "Há vários indícios de irregularidades em obras. Vamos apurar. Dá tempo uma vez que a CEI terá três membros com a presença de dois teremos quórum", relata Paulo Félix.

Perueiros e cobradores das linhas 3 e 8 do transporte alternativo de Taboão da Serra protestaram no final da tarde, na Câmara Municipal, a fim de ganhar o apoio dos vereadores contra “uma tentativa do prefeito Evilásio Farias de acabar de vez com a categoria”. Eles disseram ter tomado conhecimento de um documento enviado pela prefeitura à polícia determinando a prisão das peruas que circulam na cidade, temendo a repetição do ocorrido em 2009, quando 72 veículos de transporte complementar foram presos após determinação do prefeito, relembre aqui, aqui e aqui. O secretário de mobilidade Urbana de Taboão, Claudinei Pereira, disse que houve um mal entendido  e negou que haja um plano para acabar com as linhas de transporte complementar. 

As linhas 3 conta com 12 veículos e e 8 com 11. Juntas elas empregam quase 100 moradores da cidade. As duas foram as únicas linhas que a categoria manteve após o processo de licitação do sistema iniciado pela prefeitura em 2009 e que nunca foi concluído por razões pouco claras. Nas ruas a população comumente reclama da retirada das peruas das ruas, alegando que o transporte público do município piorou.

“Ele (Evislásio) já acabou com a maior parte das linhas e agora quer acabar o restante. Ele tinha prometido não mexer mais com a gente”, relata o motorista da linha 3, João Marques. “O interesse da empresa é dominar toda a cidade. A gente sofre perseguição, é multado sem motivo e paga imposto alto. O novo prefeito conversou com conosco e disse que ia resolver esses problemas e ver a possibilidade das outras linhas voltarem a funcionar”, completou Nicolas Barbosa, também motorista da linha 3.

De imediato a categoria conseguiu o apoio dos vereadores que saíram em defesa do transporte complementar e foram taxativos ao avisar “que o prefeito Evilásio não tem mais autoridade para decidir sobre o assunto”. Paulo Félix afirmou que a prefeitura de Taboão da Serra lembra fim de feira, em razão da desorganização predominante. Ele avisou aos servidores, secretários e o próprio prefeito que a câmara não tem compromisso com ninguém e quem errar vai pagar. 

Já o vereador Olívio Nóbrega  declarou que as pastas contendo a documentação da categoria sumiram na prefeitura. 



Comentários