Obras da prefeitura de Embu estão em toda a cidade

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 10/04/2010

Centro Cultural, terminal rodoviário, posto de saúde, Centro de Referência da Mulher, Ambulatório de especialidades, além de pavimentações e manutenção em prédios públicos estão entre as demandas para tornar a cidade mais bonita, organizada.

Em todos os extremos de Embu das Artes se pode conferir a atuação do governo da cidade executando obras nas ruas e nos prédios públicos. O cronograma de 2010 iniciou, mesmo com dificuldades provocadas pela temporada de chuvas, e segue realizando construções, reformas e adaptações, além de pavimentações e drenagens. São dezenas de escolas municipais e unidades de saúde passando por reparos, e várias outras empreitadas.

As melhorias também são notadas nas ruas e avenidas que estão sendo reestruturadas para facilitar a conservação, padronizar as calçadas, evitar enchentes e organizar o trânsito crescente na cidade.

Seguindo a tendência mundial, as obras obedecem a padrões para melhorar a acessibilidade e as sinalizações, considerando ainda o paisagismo e a sustentabilidade. O valor do investimento total previsto pelo governo é de R$ 108 milhões.


Unidades de Saúde em reforma

Ao todo serão 10 as Unidades Básicas de Saúde que vão receber renovação das fachadas, nova pintura externa no tom verde erva-doce, reparos estruturais nas instalações elétricas e hidráulicas, além de revisão nos telhados.

Um destaque entre tantos canteiros de obras é a construção do Ambulatório de Especialidades do Jardim Vazame, que terá 18 novos consultórios, numa área total de 1240m². As fundações do prédio estão a todo vapor e em seguida iniciam as instalações hidráulicas e elétricas. A conclusão da obra está prevista para o segundo semestre desse ano.

As filas na UBS Vista Alegre devem diminuir, pois a região vai contar com o Posto Avançado no Jardim Mimás. O terreno (445m²) terá a área construída com 162m², com dois consultórios médicos, salas para treinamento e reuniões dos agentes de saúde, brinquedoteca, e a estrutura foi pensada para servir a outras reuniões da comunidade. A previsão de entrega é para janeiro de 2010.
Escolas integradas à comunidade

Até o início do segundo semestre desse ano, 12 unidades escolares terão os muros de concreto substituídos por gradis, com a proposta de manter os pátios visíveis pela comunidade e de integrar os ambientes como jardins e parque infantil. As escolas também vão receber reparos estruturais nas instalações elétricas e hidráulicas, e revisão nos telhados.

Outro importante espaço que está em reforma é o Centro Educacional Armando Vidigal (1530m²), dedicado a atender estudantes com deficiência. Haverá uma ampla remodelação, interna e externamente. As salas de aula e de fisioterapia serão adaptadas, passarão a ter o dobro de tamanho para facilitar o trabalho dos profissionais e com banheiros anexos. A estrutura terá ainda quadra poliesportiva coberta (126m²), com arquibancadas e rampas de acessibilidade, a piscina (95m²) será adaptada para contribuir nas terapias, um novo pátio coberto e também o estacionamento de veículos será mais espaçoso.

O Jardim Santo Eduardo terá um novo Centro Cultural com área de 430m², composto por um teatro (410m²) com capacidade para 124 lugares e um teatro de arena para 200 espectadores.


Principais vias totalmente reformuladas

Grandes vias e avenidas que interligam os centros comerciais em vários bairros estão em plena reforma. Estudos para evitar enchentes e melhorar o trânsito, estacionamento e a acessibilidade estão mudando o aspecto da cidade. A avenida Elias Yazbeck (2.900m) e a estrada dos Orquidófilos, na região central, terão nova pavimentação, recapeamento em alguns trechos e sinalização de trânsito. O bairro Engenho Velho, terá adequação de  guias e sarjetas, pavimentação, recuo para ônibus na praça e estacionamento.

Foi retomada a obra de instalação do corredor de ônibus na avenida Rotary, adaptação do percurso, contensões de algumas áreas e construção de calçadas.

Em outros bairros mais afastados, a estrada de Constantinopla (6.352 m²) as ruas Cerqueira César (845m), Antonio Mori (1055m), Dona Cesária Camargo de Oliveira (180m), Cotia (300m), Capivari ( 370m) e São Cristóvão (150m) serão pavimentadas e reformuladas.


Outras obras importantes

O terminal de ônibus no Jardim Casa Branca está em fase de movimentação de terra. A obra vai tornar o transporte coletivo mais organizado e eficiente, e a região vai receber ainda uma praça.

O novo Centro de Referência da Mulher (CRM) está em fase de construção de alicerces (área construída de 383m²) será um ponto de apoio às políticas públicas de incentivo às mulheres e para orientar as vítimas de violência doméstica.

A qualidade de vida dos cidadãos também está no roteiro das obras. O Parque do Lago Francisco Rizzo terá reformas para oferecer melhores condições para atividades físicas e de lazer, começando pela adequação do piso e alargamento da pista de cooper.

Comentários