Prefeitura distribui coleção com doze livros para professores da rede municipal de ensino

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 10/10/2012

No mês dos professores, cerca de dois mil educadores da rede municipal de ensino de Taboão da Serra receberam a coleção Professor Leitor composta por doze livros de grandes mestres como Cipriano Luckesi, José Carlos Libâneo, Moacir Gadotti, entre outros.

Os educadores apreciaram os livros que contam com temas fundamentais para a carreira do magistério como: desenvolvimento infantil, avaliação da aprendizagem, educação ambiental, inclusão, planejamento, além de obras literárias. “Gostei muito da coleção, têm assuntos variados, de ótimos autores”, salientou a educadora Maria de Fátima Silva Martin, da Emef Ferreira Paes.

Para o professor de Educação Física da Emef Vinícius de Morais, Eugênio Pinheiro Filho, “no mundo globalizado é essencial que o educador se mantenha informado para ampliar seus conhecimentos e compartilhar com os colegas e alunos”.

Ao manusear a mala de livros, a educadora Marilene Costa de Oliveira se emocionou com uma das obras. “No magistério, li uma cópia do livro Na vida Dez, na Escola Zero, pois não tinha condições de comprá-lo. Os livros custam caro e muitos professores acabam deixando de lado, mas agora poderão usufruir de boa leitura”.

Além das obras, os educadores tiveram a oportunidade de assistir palestras e seminários durante o processo de entrega dos livros, entre eles: Indisciplina e disciplina escolar: fundamentos para o trabalho docente, com Celso dos Santos Vasconcellos, Avaliação da aprendizagem: uma relação indissociável no contexto da gestão pedagógica , com o educador Marcos Cézar de Freitas e Textos literários no processo de formação do professor, com o palestrante Amir Piedade.

Para o secretário de educação, José Marcos dos Santos, o projeto contribui para a formação continuada dos educadores que, com acesso a bons livros podem ampliar seus conhecimentos em casa ou na escola, já que cumprem um terço da jornada de trabalho fora da sala de aula.

Livros que compõem a coleção:

01- Na Vida Dez, na Escola Zero, Ana Lúcia Schiemann,
Terezinha Nunes e David Carraher
02- Jogo, Brinquedo, Brincadeiras e a Educação. KISHIMOTO, Tizuco Morchida. (Org).
03- Educação ambiental - a formação do sujeito ecológico, Isabel Cristina de Moura Carvalho e Isabel Cristina de Moura Carvalho
04- Criança e seu desenvolvimento, A - perspectivas para se discutir a educação infantil, Zilma de Moraes Ramos de Oliveira      
05- Avaliação de Aprendizagem - Componente do Ato Pedagógico - Luckesi, Cipriano Carlos
06- Educação Escolar. Políticas, estrutura e organização,José Carlos Libâneo, João Ferreira de Oliveira e Mirza Seabra Toshi
07- Educação de jovens e adultos - teoria, prática e proposta, Moacir Gadotti, José Eustáquio Romão, José Eustáquio Romão e Moacir Gadotti
08- Inclusão em Educação :culturas, politicas e práticas, Marcos Moreira Paulino, Mônica Pereira dos Santos (org)
09- Indisciplina e Disciplina Escolar: fundamentos para o trabalho docente, Celso dos Santos Vasconcelos
10- Melhores Poemas de Fernando Pessoa, Fernando Pessoa
11- Contos Tradicionais do Brasil, Luis da Câmara Cascudo
12- Depois do Sol, Ignácio de Loyola Brandão


Por Cristina Aguilera


Comentários