Conegro e Autarquia de Saúde promovem Encontro sobre Saúde do Negro

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 27/09/2012

O Conselho Municipal do Negro de Itapecerica da Serra – Conegro e a Autarquia Municipal de Saúde – IS realizaram no dia 21 de setembro o 1º Encontro para implantar o Programa Municipal de Prevenção e Assistência às Pessoas Portadoras de Traço Falciforme ou Anemia Falciforme.

O evento contou com a presença da palestrante Dra. Regina Nogueira, assessora de saúde da população negra de Embu das Artes e participante do Fórum Nacional de Gestores de saúde da População Negra. Em sua explanação, Dra. Regina socializou suas experiências sobre o tema.

Acompanharam a palestra profissionais da Autarquia como: psicólogos, agentes de saúde, enfermeiros, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, educação permanente, regulação, saúde mental, saúde materna/infantil, atenção básica, atenção secundária, rede cegonha, entre outros.

Segundo o presidente do Conegro, Denis Rodrigues dos Santos, esta ação é muito importante, pois contribui para definir os princípios, a marca, os objetivos, as diretrizes, as estratégias e as responsabilidades de gestão voltados para a melhoria das condições de saúde desse segmento da população.

A iniciativa inclui ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção de doenças, bem como de gestão participativa, participação popular e controle social, produção de conhecimento, formação e educação permanente para trabalhadores de saúde, visando a promoção de equidade em saúde da população negra.

Ao promover esta ação, o Conegro e a Autarquia de Saúde - IS estão em consonância com a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, que abrange ações e programas de diversas Secretarias do Ministério da Saúde e seus órgãos vinculados, compreendendo que a população negra da cidade e do campo necessitam de atenção à saúde diferenciada, garantindo que essas ações cheguem para as camadas mais vulneráveis da sociedade de maneira consistente.

Comentários