Embu e região realizam 2ª Conferência de Economia Solidária

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 5/04/2010

As cidades de Embu das Artes, Osasco, Carapicuíba, Jandira, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Cotia e Taboão da Serra fizeram dia, 30/3, no Parque do Lago Francisco Rizzo, a 2ª Conferência Regional de Economia Solidária, com a presença de 330 pessoas. O intuito do encontro foi discutir os avanços nos últimos anos, fortalecer e viabilizar a economia solidária no Brasil e o direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão.

Desde 2001, Embu desenvolve projetos voltados para a produção, o consumo e a comercialização de bens e serviços de modo associativista e cooperativista, como, as Incubadoras de Cooperativas e a Casa do Empreendedor.
Economia solidária como política de Estado

Para o prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, é necessário transformar a economia solidária em política de Estado, independentemente do governo que estiver no poder. “O presidente Lula, ao criar a Secretaria Nacional de Economia Solidária, determinou que isso fosse transformado em política de Estado com diretrizes, ações, programas, projetos e recursos garantidos para a economia solidária” – falou o prefeito. O prefeito anunciou que em 2011 será criado o Banco do Povo Municipal para beneficiar, principalmente pequenos empreendimentos solidários.
Avaliar os avanços nesses últimos anos

“Nós estamos resgatando a prática da economia solidária sustentável, respeitando todos os segmentos da nossa sociedade e do nosso planeta” – relatou a secretária de Assistência Social, Selma Fernandes. Para a diretora de Trabalho e Renda de Embu, Eunice Couto, a conferência serviu para avaliar o que a região avançou nesses últimos quatro anos, após a realização da 1ª Conferência Regional de Economia Solidária.

Logo após a cerimônia de abertura, foi lido e aprovado o Regimento interno e os participantes se dividiram em três eixos temáticos, escolhidos durante a inscrição, para elaborar propostas que serão enviadas para a etapa nacional, que ocorre em junho deste ano. Também foram eleitos delegados para representar a cidade em Brasília.

Compareceram ao evento a vereadora Ná, a diretora do programa Osasco Solidário, Sandra Praxedes, Aguinaldo Luiz de Lima, do Núcleo Estadual de Assistência Técnica de Economia Solidária e representante da Cáritas Brasileira região São Paulo, o ex-prefeito de Embu das Artes, Geraldo Cruz, representantes das incubadoras de cooperativas, assistentes sociais, entre outras autoridades da área.
Confira os delegados que vão representar Embu das Artes:

Representantes do Poder Público:
Eurenisse de Miranda Couto - Diretoria de trabalho e Renda)
Daniela Smid Rodrigues - Diretoria de Seguridade Social - Projeto Ação Ciranda
Luciléia Portuense Lima - Diretoria de Seguridade Social - CREAS
José Francisco da Silva - Diretoria de Trabalho e Renda

Representantes de Entidades de Fomento:
Cremilda Maria da Conceição - Associação Crisálida - Embu
Edileiva Souza Santos - Capital Social
Maria Aparecida Ferreira - Associação Jardim Júlia
Marina Dias Carvalho - Associação Mulheres em Ação
Elisa Carvalho Lawer - Sociedade Ecológica Amigos de Embu
Representantes de Empreendimentos Solidários
José Dias - Cooperativa de Guardadores de Veículos
Ana Lúcia - Cooperativa de Costura
Marlene Paulo dos Santos - AASME
Neli Macedo - Cooperativa de Costura
Maria Auxiliadora - Cooperativa de Costura

Comentários