Canalização do córrego Poá vai beneficiar mais de 70 mil moradores de Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 30/08/2012

A  Prefeitura de Taboão da Serra está canalizando o Córrego Poá, com 4,5 km de extensão, realizando assim a maior obra da história da cidade. O contrato de financiamento com o Governo Federal, através da Caixa Econômica, tem o valor de R$64.199.380,43 para obras de canalização e melhorias do canal, pelo Programa Saneamento para Todos.

De acordo com o então superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Augusto Cesar Merey Vilhalba, esse foi o maior valor unitário de uma obra pública financiada pela Caixa em toda a região. “O acesso a esse recurso só foi possível porque a saúde financeira da prefeitura é boa. O pedido de financiamento passou por análise de risco da Caixa Econômica Federal e foi aprovado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Muitos municípios tentam esse financiamento, mas poucos conseguem”, disse ele.

A obra deverá ser concluída em 2014 e tem a contrapartida da Prefeitura de Taboão da Serra no valor de R$ 3.378.914,76.  

Com a obra, toda a extensão do córrego Poá no município (4.533 metros) será  canalizada. Esse canal foi dimensionado para absorver chuva com tempo de recorrência de 100 anos, ou seja, mesmo as fortes chuvas dos últimos tempos devem ser contidas.

“Essa será uma das mais importantes obras do meu governo. A canalização dos córregos vai resolver em boa parte o problema das enchentes em nossa cidade”, disse o prefeito de Taboão, Evilásio Farias

Com o recurso, o Córrego Poá será canalizado da Avenida Getúlio Vargas, passando pelos bairros parque Assunção, Jardins Monte Alegre, América, Intercap, Mirna, Três Marias  e Parque Laguna. Todo esse trecho sofre na época de fortes chuvas, com prejuízos para moradores e motoristas.

A  Prefeitura também está trabalhando com a Sabesp para remoção de todos os lançamentos de esgoto no córrego Poá, buscando uma drenagem urbana sustentável.

Outra obra importante, que o município está recebendo, é a colocação de toda a rede de coletores tronco, o que possibilitará o tratamento do esgoto da cidade, nos próximos anos. Essa rede servirá para enviar 100% do esgoto da cidade para a estação de tratamento em Barueri.

Enchente diminuirá drasticamente na região e em São Paulo

Desde 2006, a Prefeitura de Taboão da Serra vem atuando fortemente  em obras para  diminuir as enchentes. Além do Córrego Poá, os córregos Ponte Alta (totalmente canalizado) e Joaquim Cachoeira (fase final da obra) estarão livres de enchentes.

“Esse é um feito que a população espera desde a existência da cidade.  Cerca de 90% dessas obras vêm sendo realizadas  nos últimos cinco anos”, salientou o prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias.

As obras em Taboão da Serra, também vão contribuir para o controle das enchentes em São Paulo.   Com o controle da erosão nos córregos, materiais não chegarão ao Córrego Pirajuçara em São Paulo e nem na Calha das bacias do Tietê.  “Assim, Taboão da Serra faz sua parte no controle das enchentes das bacias do Alto Tietê”, salientou o prefeito.  

Quase 700 milhões  já foram investidos em obras por toda a cidade, parceria da Prefeitura de Taboão da Serra com o Governo Federal.


Por Marcelo Valladão


Comentários