Audiência Pública na Câmara Municipal debate LDO para 2013

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 26/06/2012

A Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na tarde desta segunda-feira, dia 25, uma audiência pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2013. O projeto enviado pelo prefeito Evilásio Farias será votado pelos vereadores antes do recesso parlamentar. A audiência foi convocada pela Comissão de Finanças e Orçamento e participaram os vereadores Ronaldo Onishi, Paulo Félix e Cido, além da secretária de finanças, Rosana Maciel.

A LDO traz as metas, prioridades, receitas e despesas estimadas para o próximo ano, além da programação de destinação de verbas para cada secretaria. “Na verdade ela assessora e permite que o município trabalhe em 2013. A LDO trabalha com a previsão de gastos com pessoal, toda parte de transferência, convênios, repasses. Ela trata dessas questões, por isso é tão importante”, disse Rosana Maciel.

Para o vereador Ronaldo Onishi, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, a audiência foi bastante produtiva porque tornou mais conhecida a previsão orçamentária para o próximo ano. “Em 2013 teremos um novo prefeito, uma nova administração. Teremos que fazer algumas alterações através de emendas para tornar mais próximo da realidade que teremos no ano que vem”, disse.

Segundo Onishi, a LDO traz a possibilidade de revisão de taxas, impostos, serviços, além do aumento salarial do funcionalismo. “O mais importante é que a gente assegure que essas diretrizes não fiquem apenas no papel, mas que elas sejam executadas. Isso é o que devemos ficar atentos, que saiam do papel e venha para o mundo real”.

O vereador Cido também ressaltou a importância de adequação do orçamento municipal a nova administração. “Precisamos debater bastante esse projeto, porque ele irá ser aplicado no ano que vem, o primeiro ano do novo governo. A cidade precisa de um choque de gestão e para isso o orçamento deve estar bem amarrado com o plano de governo do futuro prefeito”, lembrou o vereador Cido.

De acordo com o vereador Paulo Félix, a previsão de orçamento para o próximo ano é de R$ 534 milhões. “O próximo orçamento tem que ser aprovado sobre o viés do novo prefeito que será escolhido em outubro, porque não tem sentido aprovar sob a ótica da atual administração. A Câmara Municipal pode, através de emendas, alterar o repasse de verba para cada secretaria e nós vamos esperar para fazer isso na peça orçamentária que será enviada para o Legislativo em setembro”.

Eduardo Toledo


Comentários