Festa da Santa Cruz: tradição e fé em Embu das Artes

Por Outro autor | 20/05/2012

Embu das Artes realizou entre os dias 18 a 20 de maio a mais antiga e tradicional Festa de Adoração da Santa Cruz da região. Vários grupos participantes mostraram a sua arte no palco montado na frente da Igreja de Santa Cruz, ao lado do Memorial Sakai. A tradicional celebração contou com a participação de adoradores de Santa Cruz de Embu das Artes e de outros municípios do cinturão jesuítico paulista.

A programação musical contemplou o público com as melhores atrações da música sertaneja de raiz: Irmãs Galvão, com mais de 60 anos de carreira e 300 canções gravadas; as duplas Yassír e Rodrigo Sater, Mococa e Paraíso, Pedro Bento e Zé das Estrada, os “amantes da rancheira”, além de violeiros e grupos de danças típicas.

A Festa de Santa Cruz é uma rara oportunidade do contato com tanta história e tradição em um mesmo espaço. O palco foi ocupado pelo grupo Mulungu conduzido pelo percussionista, artesão de instrumentos e estudioso dos ritmos afros Caçapava, morador da cidade, pelo Dedi e Trio, apresentando o forró pé de serra (sanfona, triângulo, zabumba, percussão e voz), estilo chote, criado pelo rei do baião Luiz Gonzaga, e a dupla Liu e Leu, com visual invejável, sustentado por malhação diária, boa alimentação e cinco shows por semana, muito aplaudidos por fãs conquistados em 53 anos de carreira.

Fora do palco circulavam as rezadeiras, os grupos de congada, trança fita, de adoração e de adoradores mirins e a dona Noêmia Gonçalves da Luz, 83 anos, “que junto com seus companheiros continua o trabalho de sua mãe Elísia Cachoeira, em mais uma Festa de Santa Cruz no Cruzeiro” (que fica ao lado do Memorial Sakai e da Capela de Santa Cruz), como escreveu Raquel Trindade na dedicatória do livro que presenteou Noêmia.

A presença de Raquel Trindade, que levou para a festa o Grupo Solano Trindade, foi outro momento gratificante. A terracotista Tônia do Embu, coordenadora do Memorial Sakai, falou da importância do livro de Raquel Trindade para os artistas locais. Ao lado dela, Noêmia e o secretário de Cultura, Paulo Oliveira, a autora agradeceu à prefeitura e suas secretarias de Cultura e Educação pela colaboração no projeto do livro.

Comentários