Evilásio e prefeitos da região se unem para conquistar Universidade Federal

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 2/03/2010

Mais de 1.500 pessoas acompanharam nesta sexta-feira, 26, o encontro realizado na cidade de Embu das Artes em prol da construção de uma Universidade Federal na região sudoeste do Estado. O Ministro do Turismo, Luiz Barreto, assistiu a apresentação do projeto para a construção de um complexo na cidade de Embu, com um parque e a universidade, e ficou surpreso com a mobilização e união dos prefeitos da região.

Em seu pronunciamento, o Ministro disse que o encontro era o exemplo de como é possível fazer grandes obras com a parceria dos poderes legislativo e executivo e que a construção de uma universidade vai trazer desenvolvimento e gerar emprego e renda. “Precisamos gerar oportunidade para os jovens e a universidade é o passaporte para isso. Vou levar o projeto e o pedido de vocês para o Ministro da Educação e para o presidente Lula. Agora a luta será para o projeto sair do papel”, disse Barreto.

Para o prefeito de Taboão da Serra, Evilásio Farias, a chegada da universidade será um marco no desenvolvimento da região e que o próximo passo é buscar recursos para a construção do prédio. “Eu e os prefeitos estamos trabalhando para fazer acontecer e juntando forças para que no ano que vem as obras já comecem”.  

De acordo com o prefeito de Embu, Chico Brito a ideia é unir educação, lazer, turismo, esporte e cultura, preservando o meio ambiente e promovendo o desenvolvimento sustentável. “O terreno tem 1 milhão e 600m² e queremos transformá-lo em um grande parque chamado Embu Mirim, e a Universidade ficaria dentro deste espaço. Neste evento de hoje estamos comprovando que a região além da necessidade, tem também condições para abrigar esse grande projeto”, disse.

O senador Aloísio Mercadante fez questão de salientar em seu pronunciamento as diversas conquistas na área de educação no governo Lula e disse que a região merece a universidade.

“Esse encontro mostra que os governantes destas cidades, independente de partido político estão lutando por uma obra que vai beneficiar o povo. Isso é o mais importante”, disse. Além de Mercadante, o senador Eduardo Suplicy também participou do encontro.

Deputados Estaduais e Federais como Carlos Zarattini, Enio Tatto, Gilmar Tatto, João Paulo Cunha, José Genuíno, Marcos Martins e Ricardo Berzoini também fizeram questão de manifestar o apoio ao movimento pró- universidade. “Hoje são mais de um milhão de jovens de 18 a 24 anos que moram nessa região e que precisam ir para longe para estudar ou pagar mensalidades caras em escolas particulares. Temos que mudar isso, o filho do trabalhador também tem o direito de estudar”, exclamou Zarattini.

univers.jpg

Ministro Luiz Barreto: “Precisamos gerar oportunidade para os jovens e a universidade é o passaporte para isso”

universid.jpg

 Autoridades e publico lotaram o auditório do Hotel Rancho Silvestre




Comentários