Prefeitura inicia campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 14/04/2012

A Prefeitura de Taboão da Serra iniciou, no dia 09 de abril, a campanha de vacinação contra raiva em cães em gatos. Os postos de vacinação estarão a cada semana em uma região diferente da cidade, de segunda-feira a sábado, das 9 às 16h.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a meta é vacinar mais de 25 mil animais. A ação é preventiva para proteção da população humana do risco de transmissão de raiva por seus animais de estimação.  No ato da vacina é necessária a apresentação da carteira de vacinação do animal do ano anterior e quem não tiver o documento deverá fazer o cadastro no local.

"A campanha é necessária porque ainda existe o ciclo aéreo da raiva na região metropolitana, ou seja, existem alguns morcegos que podem estar infectados e transmitir a doença para cães e gatos não imunizados. O último caso detectado na cidade foi de um morcego com a raiva em dezembro de 2006", explica o coordenador de Zoonoses Clóvis José de Sá.

A raiva é uma doença muito grave que afeta todos os mamíferos, causada por um vírus que geralmente está na saliva dos animais doentes. O tratamento é muito difícil e geralmente leva a morte. A vacinação vai até o dia 31 de maio de 2012.

Confira a lista dos locais onde a vacina estará disponível no site da prefeitura: www.taboaodaserra.sp.gov.br

Sandra Martins

Comentários