Autoridades debatem hoje Universidade Federal no Embu

Por Sandra Pereira | 26/02/2010

As principais autoridades, lideranças e representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada de toda a região vão se reunir nesta manhã no Hotel Rancho Silvestre, em Embu das Artes,  para tratar da instalação de uma Universidade Federal na Região. A proposta é unir forças para garantir a instalação da Universidade em Embu das Artes.

A garantia de que a reivindicação vai chegar forte ao governo Federal será a presença de 3 ministros do governo Lula e vários deputados federais que já declararam apoio a reivindicação da cidade.

Os ministros da Educação, Fernando Haddad, das Relações Institucionais, Alexandre Padilha e Turismo, Luiz Barretto,  vários deputados da bancada paulista, prefeitos e vereadores da região confirmaram presença no encontro cuja organização espera reunir em torno de 700 pessoas.


O encontro de hoje está sendo considerado decisivo pelo governo municipal de Embu das Artes. Todos os prefeitos do Conisud e do Vale do Ribeira estão sendo esperados no que promete ser uma das maiores mobilizações conjuntas  já realizadas na região.

A expectativa em torno da implantação de uma Universidade Federal na cidade é grande. Todos entendem a importância que um equipamento desse porte tem e o desenvolvimento que traz para a região beneficiada.

“É um incentivo importante para as pessoas estudarem mais perto de casa e uma garantia de que os filhos dos trabalhadores serão contemplados”, afirmou recentemente o prefeito Chico Brito.


O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, é um dos que já declarou publicamente apoio à Universidade Federal em Embu das Artes.

“Apoio totalmente a Universidade no Embu e espero que ela saia o mais rápido por possível pra atender toda a nossa região”, defende.

O prefeito de Taboão da Serra, Evilásio Farias fez bem mais do que declarar apoio publicamente. Ele espalhou dezenas de outdoors entre Taboão da Serra e Itapecerica demonstrando apoio e massificando para os moradores da região a discussão que está em andamento.


O prefeito destacou a implantação da Universidade como uma prova inconteste do crescimento registrado na região nos últimos anos.

Embu das Artes já apresentou projeto ao governo federal e garantiu o apoio dos municípios vizinhos, ministros e de deputados federais e estaduais. A proposta é de que a Universidade seja construída dentro do Parque da Cidade, uma área de 1,6 milhões de m², próximo ao cruzamento do Rodoanel com a rodovia Régis Bittencourt, localizada na parte central da região Sudoeste, facilmente acessada pela população do Vale do Ribeira.

Além da proximidade outra vantagem é a fuga das rotas de trânsito caóticas que existem em São Paulo.

Comentários