Taboão homenageia 53 mulheres com troféu Laurita Ortega Mari

Por Sandra Pereira | 12/03/2012

A quinta-feira (8) foi especial para 53 mulheres de Taboão da Serra agraciadas com o troféu Laurita Ortega Mari. Entre as homenageadas estão médicas, enfermeiras, secretárias, profissionais liberais, cabeleiras, manicures, donas de casa, estudantes e servidoras públicas. Cada uma delas se destacou de alguma forma em suas atividades. Em homenagem a elas a Câmara Municipal recebeu decoração especial em tons de rosa, violeta e muitas flores.

As mulheres agraciadas não escondiam a alegria. Na mesma data  celebrou-se os 102 anos da morte das operárias que protestavam pela redução da jornada de trabalho numa fábrica dos Estados Unidos e os 80 anos do voto feminino no Brasil. A premiação é apartidária e a indicação das agraciadas foi feita por vários órgãos e conselhos municipais.A quantidade de mulheres, 53, é uma referência ao anivrsário da cidade.

“Não queremos ser mais do que os homens. Mas não vamos recuar um centímetro na luta em defesa dos direitos da mulher”, declarou a vice-prefeita Márcia Regina na abertura da premiação.

A coordenadora da Mulher de Taboão da Serra, Maria Amélia, ressaltou a importância do evento acontecer na câmara municipal, por ser um espaço de poder ainda pouco ocupado por mulheres. Ela defendeu que é preciso discutir a pouca representatividade feminina nos espaços de poder e lembrou que as mulheres representam 52% do eleitorado da cidade, portanto deveriam contar com 52% de representação no legislativo municipal.

 “É preciso fazer esse enfrentamento e mostrar que somos capazes de ocupar qualquer espaço de poder”, sustentou.

Graças a mobilização da comunidade para resolver um problema que estava tirando o sossego da vizinhança que fez Adriana Carla Abreu moradora do Clementino, receber a premiação. Satisfeita pelo resultado do trabalho e por conhecer tantas outras mulheres batalhadoras da cidade ela se mostrou feliz pelo reconhecimento. “É bom ver algo pelo que lutamos se concretizar e melhor ainda colher frutos como essa homenagem”, avaliou.

Quem também foi agraciada pelo trabalho silencioso, mas importante que realiza é a educadora popular Luzia Aparecida, 64 anos. Ela mora na Vila Iase há 62 anos, antes da emancipação da cidade. Neta da parteira que atendia a região a homenageada estava radiante. “Faço um trabalho que reúne arte, terapia, geração de renda. É muito gratificante esse reconhecimento”, pontuou.

Quem também foi agraciada com o troféu Laurita Ortega Mari foi a presidente do Conseg Monte Alegre Cida Borghi, ícone na luta pela melhoria da segurança pública em Taboão da Serra.

           Veja aqui todas as mulheres homenageadas:



Dra. Íris Bandeira – Médica infectologista da Clínica de DSTs e hepatite de Taboão da Serra

Dra. Laura Setsuko Kirikara – Médica Ginecologista .Foi diretora da maternidade Unidade Mista de Taboão da Serra no final dos anos 90.

03-Izabel Cristina Barbosa - Enfermeira da UBS Parque Pinheiros- Residente no antigo bairro do Jardim Maria Rosa.


04-Maria Lindelma  Pereira  - Enfermeira atualmente trabalhando SAMU, morada do Bairro Jardim Silvio Sampaio.

05-Dra. Stana  Helena Giorgi Grosso - médica Mastologista, que cuida das doenças referentes à mama.
06-Elizabete Barbosa da Silva - residente no jardim Clementino – Representante da UNACAN, venceu o câncer de mama.
07-Maria Apda Benedita Penarelli Scataglia - Dona Cida, pelos serviços prestados a comunidade, durante muito tempo na região do Jardim Roberto.

08-Sônia Regina de Oliveira-Auxiliar de Enfermagem, residente no Bairro Jardim Nova Esperança Taboão da Serra, funcionária Pública Municipal há mais de 20 anos.

09-Ana Izabel Inácia Nascimento- 68 anos. Residente no Bairro Panorama, desde os anos 70 atua na Comunidade e pastoral da Saúde da Igreja Santa Ana.

10-Adriana Carla de Abreu Marcelino - Professora, residente no Bairro Clementino, ex-integrante do Grupo de teatro Deixa Comigo. Grupo este  que por mais de 20 anos encenou a paixão de Cristo em Taboão da Serra.

11-Maria da Gloria Cardoso Ferraz - carinhosamente conhecida como Dona Glorinha ,fundadora do Cepim.

12- Arlete Silva – representando as mulheres Presidente de partido político de Taboão da Serra.

13-Jacira Moretti – Secretaria de Desenvolvimento Econômico-representando todas as mulheres Secretarias Municipais.

14-Cida Borghi – Presidente do Conselho de Segurança Jardim Monte Alegre.

15-Leila Dias – Coordenadora da Igualdade Racial.

16-Dra. Roseane Farias – Coordenadora do Centro de Voluntariado de Taboão da Serra.

17-Elen de Carvalho-Residente no Bairro Parque Monte Alegre, Proprietária do Salão Elen cabelos e cabelos situado na Avenida Armando de Andrade.

18-Vera Lúcia Guedes – Dando sequência ao tratamento e  beleza da mulher, manicure e residente no Bairro Jardim Maria Luiza.

19-Vanderli Antunes – Proprietária das Casas Baianinhas, Representando as Mulheres lojistas da Região do Pirajuçara.

20-Carmem - in memória Maria das Graças Araújo da Silva- ex-vereadora de Taboão Serra no período de 1989 a 1992, era assistente Social, faleceu acometida da doença que atinge 24% das nossas mulheres o Câncer uterino.

21-Dra. Domingas Apda Correa – Médica Cardiologista aquela que cuida da saúde do coração, atualmente trabalha na UBS Jardim América.

22-Nancy Matos – Casa da Criança com Câncer.

23-Maria Alves Caldeira-Residente na região do Scandia /Panorama representando Mulheres da Paz.

24-Terezinha Genuário – representante do Orçamento Participativo e movimento de moradias de Taboão da Serra.

25-Sueli Julieta H. Del Rei Batista-residente na região da Vila Iase, representa a mulher que esta frente do trabalho de reciclagem em taboão da Serra.

26-Nazaré Martins Clemente Bernardes - ela que representa a mulher empreendedora de Taboão da Serra.

27-Luzia da Luz-Residente na região da Vila Iase Representante do movimento popular em  Saúde.

28-Sandra Cristina Ferreira de Souza- Professora –Presidente do Sindicato dos Servidores públicos Municipais.

29-Selma Soares - residente na região Jd.Beatriz/ Albina-Lider Comunitário.

30-Janete Alves Gomes-Enfermeira representando todas as Diretoras de Unidade básica de Saúde, atualmente responde pela direção da UBS Jardim Margaridas.

31-Pastora Eunice – representa o movimento de  mulheres de Taboão da Serra e associação Marisa Dandara.

32-Pastora Ivanilde – representa todas as mulheres pastoras de Taboão da Serra.

33-Cleuza Maria da Silva - Auxiliar de Enfermagem – representando todas as funcionárias que prestam atendimento no Centro de referência de Saúde da Mulher.

34-Leila Mari

35-Maria José Santos Mendes – Mazé - trabalha na recepção da secretaria municipal de saúde e reside na região do Jardim Helena.

36-Sandra Pereira – Jornalista –representando as mulheres da imprensa.

37-Maria Auxiliadora - Atleta de Taboão da Serra.

38-Márcia Apda Morata Cavalcante – Residente Jardim América, foi funcionária da Saúde nos anos 80.

39-Vice Prefeita Professora Márcia Regina

40-Dra. Tânia Santos Andrade – Médica Clínica Pronto Atendimento Akira Tada.

41-Dra. Maria Dolores Jacinto – Médica Ginecologista/obstétrica – Coordenadora do Centro de Referência de Saúde da Mulher de Taboão da Serra.

42-Dra Maria Amélia      - Advogada e Coordenadora dos Direitos da Mulher de Taboão.

43-Daniela da Silva Cassimiro Fonseca – GCM

44-Idália - Líder Comunitária região Scandia/Panorama.

45-Neusa Brandão –

46-Vera Favaro - Aposentada e responsável pela implantação do curso de Corte costura e artesanato nos anos 90 CEPIM, na época moradora do Jardim Maria Rosa.

47-Euzisse  -  Esposa Vereador Macário
 48-Georgia  

49-Gisele Aparecida da Silva Sena – GCM

50-Telma Pinho  - Representante dos usuários Conselho Municipal de Saúde de Taboão.

51-Elizete Lima dos Santos - Zete - moradora região do Jardim Saint Moritz e representante do Conselho Municipal de Álcool e outras drogas.

52-In memória de Laurita Ortega Mari - 1ª Prefeita de Taboão da Serra

53- Vereadora Fausta Leite - Vereadora de Taboão da Serra.

Comentários