CETESB condena condomínio a alagamentos na região

Por Outro autor | 13/02/2012

A falta de uma licença para instalação de obra, está impedindo o início da canalização de um trecho do córrego Poá entre a Chácara Iolanda e o piscinão Portuguesinha, em Taboão da Serra.

A licença precisa ser emitida pela CETESB (Cia. de Tecnologia de Saneamento Ambiental) para o trabalho ser realizado por empreiteira contratada pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

Sem a canalização, a cada temporal os moradores ficam ilhados no condomínio Chácara Iolanda, no limite entre os municípios Taboão da Serra e Embu das Artes.

O síndico Nilton Benedito Esteves contabiliza 120 inundações no local desde o ano de 2003 até 2010.

Dez milhões parados há 13 meses
O contrato da canalização já está assinado desde 21 de dezembro de 2010. O córrego Poá será canalizado em uma extensão de 1.374 metros lineares, entre os Km 274 e 275 da BR-116.A obra está orçada em R$ 9.880.711,11. O prazo para sua conclusão é de 12 meses a contar da data da ordem de serviço.

O dinheiro para a canalização está reservado no DAEE, mas não pode ser utilizado enquanto a burocracia da CETESB não autorizar a instalação do canteiro de obras.

A CETESB também está atrasando outras obras de canalização em vários córregos de São Paulo, informa o engenheiro Antonio Carlos Cecon, gerente de engenharia e obras do DAEE.
A Chácara Iolanda fica em uma área por onde se afunilam as águas de uma bacia de cerca de 5 km².

Matéria extraída do site Blog Bar e Lanches 

Comentários