Sul coreanos participam de ação social no Parque Pinheiros

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 8/02/2012

Alegria, esforço, determinação e muita vontade de ajudar. Foi assim que os dias de 60 estudantes Sul-coreanos realizaram trabalhos voluntários no Jardim Vale das Flores, Parque Pinheiros, durante seis dias, de 23 a 28 de janeiro. Eles revitalizaram, restauraram e reconstruíram casas de 15 famílias de baixa renda junto com Habitat para a Humanidade Brasil.

O grupo de estudantes faz parte do “Happy Move Youth Volunteers”, o maior programa de voluntariado da Coréia do Sul. Mais de 500 estudantes coreanos de diferentes universidades e áreas de estudo são enviados durante as férias a vários locais do mundo para realizar trabalhos com comunidades, assistência médica e intercâmbio cultural. Desta vez, os países escolhidos foram Brasil, China, Índia, Indonésia e Laos.

A presença dos coreanos gerou curiosidade entre os moradores, Houve quem só observasse de longe; mas houve quem quis um contato maior e, usando sorrisos e gestos, fez amizades com os visitantes.

Misun Kim, representante da Habitat Corea disse que é muito bom participar do projeto, “podemos interagir com a comunidade, ver como as pessoas vivem, entender as suas necessidades e ajudar no que mais precisam”, diz enquanto é enlaçada pela cintura por uma menina moradora da comunidade.

A moradora Jackeline Santos está feliz da vida. Antes da reforma de sua casa, ela estava com baixa auto estima e já pensava, inclusive, em se mudar de Taboão da Serra. “ Essa reforma é tudo na minha vida! Estou me sentindo ótima! Minha casa não tinha ventilação, era horrível. Agora vai melhorar muito”, disse enquanto posava para a foto com os estudantes coreanos.

Cláudia de Oliveira, arquiteta e integrante da Secretaria de Habitação, diz que a iniciativa é extremamente positiva: “ficamos muito felizes em ver que mais uma vez a nossa comunidade foi escolhida para esse programa tão eficiente”, finalizou.

Sandra Martins

Comentários