Itapecerica registrou 25 casos de Leptospirose devido as enchentes

Por | 10/02/2010

Itapecerica sofreu muito com as enchentes registradas no final de 2009 e nos começo deste ano.

A água contaminada é apontada como a principal fonte de contaminação da Leptospirose. Segundo a Vigilância Epidemiológica de Itapecerica a cidade registrou 25 casos da doença.

Mas, nenhum deles resultou em óbito como está sendo comentado na cidade.

“Tivemos 25 diagnósticos da doença. Se a leptospirose matou alguém essa pessoa com certeza não é de Itapecerica da Serra, pode até morar na cidade, mas não nasceu aqui",garante o diretor da Vigilância Epidemiológica de Itapecerica, Milton Parron.

Ele orienta as pessoas que tiveram contato direto com a água a ficarem atentas  a sinais e sintomas parecidos com a gripe como: febre, dor de cabeça, dores no corpo e muita dor na panturrilha.

“Quem apresentar esses sintomas deve procurar a Unidade Médica mais próxima de sua residência e contar ao médico que entrou em contato com água ou lama de enchente”, ensina.

Além disso, Milton afirma que é preciso cuidado na hora de limpar os locais atingidos pela água e a lama usando bota, luvas ou sacos duplos.

Ele ainda aconselha que depois da enchente os alimentos embalados em saco plástico e saco de papel não sejam utilizados mais, porque podem estar contaminados.

O cuidado com os utensílios de cozinha e as roupas também devem ser redobrados para evitar contaminação.

Comentários