Vereadores de Taboão votam nova Lei do IPTU; Mudanças não atendem aos moradores

Por Sandra Pereira | 5/02/2010

Ao som de gritos e vaias dos moradores revoltados com o aumento do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU) os vereadores de Taboão da Serra entraram no plenário da Câmara Municipal da cidade na manhã desta sexta-feira, 5, durante a sessão extraordinária na qual foi votada a Lei que tenta amenizar o impacto do aumento no bolso dos contribuintes.

A reação dos moradores primeiro deveu-se ao aumento do imposto. Mas ficou ainda mais acirrada depois que os vereadores atrasaram em mais de uma hora o início da sessão que estava agendada para as 10 horas da manhã.

Enquanto o vereador Walter Paulo lia solenemente o texto da Lei que altera a cobrança do Imposto os moradores interrompiam a toda hora demonstrando a insatisfação com o texto. Apesar da Lei ser apontada como uma alternativa imediata para reduzir o valor do imposto cobrado em 50% os moradores não se mostraram satisfeitos com ela.

 O clima ficou tenso. Os vereadores tentavam justificar. Alguns diziam não saber que a Lei aprovada por eles em dezembro ia acabar aumentando o valor do IPTU cobrado.

Mas, nada, nada mesmo conseguia acalmar os ânimos da população. Os gritos pedindo a revogação da Lei que aumentou o IPTU eram constantes. Assim como os gritos de justiça e cidadania. Em dado momento os moradores começaram a cantar o Hino Nacional.

Os moradores estavam tão exaltados que não conseguiam conter os gritos e até xingamentos. 

Mesmo ao som insistente dos protestos dos moradores a Lei reduzindo o imposto em 50% e ampliando o prazo de pagamento foi aprovada por unanimidade, assim como as emendas determinando a revisão da Planta Genérica de Valores e a avaliação do valor venal dos imóveis.

Os moradores insatisfeitos com o aumento do IPTU prometem realizar no próximo dia 12 uma manifestação na Praça Luiz Gonzaga.

Cam.jpg

Cama.jpg

Comentários