Geraldo Alckmin vistoria piscinão em Embu das Artes

Por Ana Paula Timóteo | 20/12/2011

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos Edson Giriboni vistoriaram o piscinão Nova República em Embu das Artes na noite desta segunda-feira, dia 19. Localizado no Jardim Independência, o reservatório tem a capacidade para armazenar 110 mil m³ de água, e está entre os 25 que passam a ser monitorados pelo Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de minimizar o risco de enchentes na Região Metropolitana. 

Na companhia do prefeito municipal Chico Brito, o vice Nataniel Carvalho e dos vereadores José Carlos Proença, Maria Cleuza Gomes, João Leite, Geraldo Alckmin se direcionou para a beira do piscinão, onde foi instruído por um operário, e em um ato simbólico operou uma máquina retroescavadeira e lançou sedimentos ao fundo do piscinão.

O Governo do Estado deverá investir R$ 29 milhões em limpeza, desassoreamento e manutenção de 25 piscinões localizados na região metropolitana de São Paulo nos próximos 12 meses, e também nos das cidades de Embu (Nova República) e Taboão da Serra (Portuguesinha e Parque Pinheiros). A ordem de serviço foi expedida após a assinatura do contrato, pelo superintende Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Alceu Segamarchi Júnior em 13 de dezembro.

O DAEE assumiu o trabalho que antes era de responsabilidade das prefeituras municipais, onde os 25 piscinões estão localizados, mas que encontram dificuldades para realizar essa manutenção. O objetivo das ações é manter a capacidade de acumulação dos piscinões, minimizar os riscos de inundações e garantir as condições necessárias para o funcionamento correto. No total, deverão ser retirados mais de 245 mil m3 de sedimentos e lixos, o material será destinado à locais de deposição autorizados por órgãos ambientais.

Comentários