Coral de alunos de Taboão da Serra lançam CD

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 19/12/2011

Na manhã dessa sexta-feira, dia 16, os 150 alunos da Rede Municipal de Ensino de Taboão da Serra que participam do coral do Programa Fazendo Arte na Escola lançaram o CD Alô Galera, para um público de 400 pessoas no Cemur.
 
O evento foi emocionante e contou com a participação do prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias e dos secretários de Educação José Marcos dos Santos e de Desenvolvimento Econômico, Jacira Moreti.

“Defendo que a  música seja  utilizada como instrumento pedagógico nas escolas é um grande estímulo para nossos alunos”, afirma o prefeito Dr. Evilásio Farias. “Estou terminando meu mandato com a consciência tranquila e com o sentido de dever cumprido”.

Houve uma belíssima apresentação das alunas de Ballet da EMEF Ayrton Senna, sob o comando do professor Diego Bastos. Livia Santana, 7 anos, já estuda a dança na escola há seis meses, ela está no 3º ano da EMEF Edson Mambelli. “É legal, eu gosto muito, aprendo a me movimentar, faço novas amigas”, diz ela.

Sua mãe, Jaqueline Santana explica que a iniciativa de fazer o curso foi dela. “Quando abriram as inscrições ela pediu para entrar. Acho essa oportunidade oferecida pela Prefeitura maravilhosa, ela hoje é uma criança mais calma, mais disciplinada, fiquei muito feliz com essa chance”, afirma.

O CD conta com 11 músicas selecionadas entre populares e folclóricas, como: Sementes do Amanhã, de Gonzaguinha, e O Silêncio, de Carlinhos Brows e Arnaldo Antunes.  Os pequenos cantores serão acompanhados por maestros conceituados, muitos deles atuam como seus professores nas escolas de Taboão. Ao todo serão reproduzidas  mil cópias, com distribuição gratuita. 
  
  
  Cerca de três mil crianças “fazendo arte na Escola”

Desde 2005, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra, mantém o Programa Fazendo Arte na Escola, com cursos gratuitos  de coral cênico, violão, teatro, balé,  dança criativa, dança de rua e fanfarra. As aulas acontecem em 23 Escolas Municipais e beneficiam cerca de três mil alunos.
 
O programa é desenvolvido por profissionais gabaritados no cenário artístico, entre eles: o maestro Marcos Lucatelli (coordenador musical);  maestros Alexandre Röhl e Renato Spinosa (regentes), Hélio Araújo e Lucas Petron (pianistas); Reynaldo Puebla e Pâmela Duncan (coordenação cênica), Martinha Ferreira (expressão cênica) e  Daniela Honorato (coordenação).

“Queria agradecer ao prefeito Evilásio pelo apoio, às coordenadoras, professores, aos músicos e familiares que tanto tem nos ajudado nesse projeto”, Maestro Lucatelli.
Para a pequena Ester Santos, de 9 anos, é uma grande alegria participar do Coral do Fazendo Arte na Escola. “Fiquei muito feliz quando o professor disse que iríamos gravar um CD, adoro cantar todas as músicas”, diz ela. A aluna estuda na EMEF Anísio e está no 4ª série B e entrou na atividade neste ano de 2011.

Marcelo Valladão

Comentários