Embu das Artes como Cidade Base da Copa de 2014

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 14/12/2011

Embu das Artes é uma Estância Turística com destaque nacional pelas suas produções artísticas. Agora, o Governo Municipal foca um dos eventos mais importantes para o esporte mundial e para aquecer o turismo local e regional, a Copa do Mundo de 2014, que será no Brasil. Pensando nisso, a cidade foi inscrita para ser uma das cidades-base da Copa, que ficarão responsáveis por hospedar as seleções.

Um dos espaços oferecidos é o do Parque da Várzea do Rio Embu-Mirim, cujo projeto contempla a construção de duas quadras e um campo de futebol com medidas oficiais. O local poderá ser utilizado como Centro de Treinamento em razão da infraestrutura que ficará pronta até 2014. E o hotel habilitado, junto à FIFA, foi o Almenat para hospedagem das equipes.

Com o cadastro, Embu das Artes já recebe a visita de comissões técnicas das seleções de todo o mundo, inclusive representantes do Comitê Organizador Local, da FIFA, sediado no Rio de Janeiro. No último domingo, 11/12, uma comissão da FIFA e dos técnicos dos Estados Unidos estiveram na cidade para avaliar a infraestrutura e os espaços oferecidos. Pois cada equipe deverá escolher onde se hospedará e realizará os treinamentos.

“O objetivo é levar o nome de Embu das Artes para o mundo todo, tendo em vista que junto com as delegações, virão os órgãos de imprensa e torcedores, que movimentarão o turismo e o comércio da cidade”, enfatizou o secretário de Turismo, Valdir Luiz Barbosa.

A cidade tem que estar preparada para atender o fluxo turístico gerado pela copa, independente de sediar, ou não, seleções. Dentre outras ações, a Prefeitura está investindo na capacitação de profissionais visando melhor atendimento ao turista. Uma das iniciativas é o curso de gastronomia promovido em parceria com a escola Senac, realizada no Instituto São Paulo. Além de cursos de extensão oferecidos no Campus Avançado de Extensão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

GCM auxilia na elaboração de cursos

No mês de novembro, o comandante da Guarda Civil Municipal, Dirceu Alves, esteve em Brasília, a convite do Ministério da Justiça, para auxiliar na elaboração da grade de seis cursos de capacitação de guardas municipais de todo o país para atuar durante a Copa.

Ao todo, serão quatro cursos a distância e dois presenciais. Após a elaboração, cada cidade terá uma determinada quantidade de vagas à disposição para encaminhar seus guardas para participar dos cursos.

Júlio Marcondes

 

Comentários