Corpo de Bombeiros: projeto do prefeito Chico Brito é aprovado

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 9/12/2011

 
O projeto de Lei Complementar (25/2011), de autoria do prefeito Chico Brito, que cria o Fundo Especial de Bombeiros (Febom), foi aprovado pela Câmara Municipal na quarta-feira, 7/12, por unanimidade. Com isso, a instalação de um Corpo de Bombeiros em Embu das Artes está garantida, visto que ele será mantido por meio de uma contribuição paga por empresas, de acordo com o grau de periculosidade, atividade exercida e o tamanho de área construída.  A ação é pioneira na região.

Estarão isentos, indústrias, comércios e estabelecimentos prestadores de serviços com área menor ou igual a 300 m2, com baixo risco de acidentes, além de associações de classe, religiosas, clubes esportivos, entidades de assistência social, escolas infantis, orfanatos e asilos, desde que sejam sem fins lucrativos, incluindo, ainda,  hospitais, casas de saúde e espaços do gênero. O Febom será regido por um Conselho Gestor a ser formado pela Prefeitura, Corpo de Bombeiro, Acise (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Embu das Artes) e Poder Legislativo.

A Acise, inclusive, realizou uma pesquisa com seus associados e 100% dos entrevistados aceitaram a vinda do Corpo de Bombeiros. Segundo o capitão Vitorino, a região do Eixo BR-116 é a mais deficitária de todas. “Com a instalação de um Corpo de Bombeiros, a resposta será muito mais rápida” – afirmou.

Compromisso de governo

A ação faz parte do plano de governo do prefeito Chico Brito. Em 2009, o projeto foi aprovado pela Câmara Municipal, e o convênio com o Governo do Estado de São Paulo viabilizado em novembro de 2011. Essa medida estava sendo aguardada ansiosamente pelos empresários, pois além de oferecer maior segurança, também representa uma grande economia, pois pela existência de um Posto de Bombeiros no município, há a possibilidade de abater até 50% no valor do seguro.

O  Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (A.V.C.B.) – certificado emitido pelo Corpo de Bombeiros dizendo se o estabelecimento possui, ou não, condições de segurança contra incêndio– também será disponibilizado com mais rapidez.Atualmente, Embu das Artes é atendida pelo Corpo de Bombeiros de Itapecerica da Serra.

A previsão é que o quartel tenha um veículo autobomba, viatura de resgate e cerca de 30 homens. Com previsão de início dos trabalhos para 2012, o local está sendo definido e, primeiramente, funcionará em um galpão alugado até a construção da sede própria.

Daniela Karin

Comentários