Coleta Seletiva de Taboão agora atende a 4 bairros

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 8/12/2011

Desde o início de setembro de 2011 a Prefeitura de Taboão da Serra através da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos e em parceria com a Cooperativa CooperZagati, iniciou a coleta seletiva de lixo no Jardim América o primeiro bairro a receber essa facilidade.

Já nas primeiras horas de coleta, os catadores conseguiram 315 quilos de material para reciclagem, demonstrando a necessidade urgente desse trabalho na cidade.

Em pouco mais de um mês esse trabalho agora é ampliado para mais três bairros da cidade: Intercap, Jardim Monte Alegre e Parque Monte Alegre. Desde a última terça-feira, dia 29, a parceria com a CooperZagati ampliou o raio de atuação. Os novos três bairros passarão a receber a visita dos agentes todas as terças-feiras.

Essa é mais uma demonstração que a Prefeitura de Taboão da Serra continua implementando sua política de incentivo e consolidação da Usina de Triagem de Materiais Reciclados.

A  parceria com a Cooperzagati - cooperativa que foi constituída em um projeto de inclusão social e geração de renda – só tem crescido desde que foi implementada, o projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos.

Para o presidente da CooperZagati, Mário Francisco da Silva, o trabalho só tende a crescer. “Minha vida melhorou 100% e a dos outros cooperados também, agradecemos muito o apoio da Prefeitura de Taboão da Serra nesse trabalho, estamos no começo, mas iremos crescer muito, com o apoio da população", afirma ele.

O morador do Intercap Nelson Arruda  e sua esposa Neide, aproveitaram a chegada dos agentes para colaborar destinando diversos materiais recicláveis, entre garrafas pet, cadernos, papelões, entre outros.“Toda terça iremos nos preparar para colaborar com vocês”, afirma Nelson. 
José Luiz Zagati, que emprestou seu nome para a cooperativa, ficou nacionalmente famoso, por ser um agente ambiental que montou em sua casa uma pequena sala de cinema, na qual recebe, aos finais de semana, muitas crianças, jovens e adultos em sessões gratuitas da sétima arte. “Estou muito feliz com o trabalho da cooperativa e com o apoio da Prefeitura, temos que nos preocupar com nosso planeta, pois o futuro depende de nós”, disse ele.

"Essa coleta é muito boa, pois as vezes não sabemos o que fazer com o lixo que pode ser reciclado. Apoio essa iniciativa da Prefeitura", elogia a munícipe Almira Sanches, do Jardim América.
Ivan Spatafora, morador da região há mais de 45 anos disse que ama Taboão. “Eu amo essa cidade, faço questão de ajudar sim, apoio esse trabalho”, disse ele.

“Eu não separei ainda porque tem que ficar usando dois tambores diferentes. Eu prefiro colocar tudo no mesmo saco e levar para fora no dia em que o lixeiro passa”, disse José Benigno da Silva, morador da cidade há 53 anos, mas depois de conversar com os agentes, mudou de ideia. “Me considero um dos fundadores da cidade, quero o bem dela. Vou tentar separar e participar da Coleta Seletiva”.

 

Reciclagem a todo vapor

O trabalho da Cooperzagati acontece hoje em dois galpões que foram implementados pela Prefeitura com recursos da Fundação Nacional de Saúde – Funasa e do Ministério das Cidades. Os galpões receberão novas instalações elétricas e hidráulicas para possibilitar um ganho na produtividade, essas obra já estão em andamento.

A Prefeitura de Taboão também irá implementar núcleos espalhados pela cidade, a fim de inserirem outros catadores, fazendo com que o material recolhido, ao ser vendido conjuntamente, possa ter um valor de mercado mais competitivo. 
Outra ótima notícia é que a Prefeitura trouxe a ITCP - Fundação Getúlio Vargas para prestar consultoria à Cooperzagati, em breve a cooperativa já terá reformulado sua marca, logotipo e até ganhará um site a fim de aumentar a divulgação do trabalho.

Serviço:
Para os bairros que ainda não são atendidos há pontos de coletas em todos os equipamentos públicos da Prefeitura (Escolas, Postos de Saúde, etc) e mais:
• Extra Hipermercado
Rua João Batista de Oliveira,47/329
• CooperZagati
Rua Porfírio Herdeiro, 414 – Pq. Industrial das Oliveiras.

Por Marcelo Valladão 

Comentários