Jogos Abertos: Embu das Artes sobe 37 posições

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 24/11/2011

A participação da cidade no 75º Jogos Abertos do Interior Horacio Baby Barioni, ocorrido em Mogi das Cruzes, terminou na quinta-feira, 18/11, com o saldo de cinco medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e uma de bronze. Com esse resultado, Embu das Artes ficou na 25ª colocação na classificação geral, subindo 37 posições se comparado com a edição anterior (62ª), melhor classificada da região, atrás apenas de Osasco.

“O resultado foi fantástico e demonstra que estamos no caminho certo e que o Esporte Cidadão se consolida como sendo mais que um programa para democratização e inclusão social por meio do esporte, mas também uma forma de descobrir novos talentos”, enfatiza Humberto Panzetti, secretário de Esportes.

Das seis modalidades disputadas, a cidade medalhou em três: Natação, categoria pessoa com deficiência (PCD); Marcha Atlética e Capoeira. As demais modalidades – Basquete, Futsal e Vôlei de Praia – não medalharam. Segundo Panzetti, o aproveitamento de 50% em uma competição que reúne atletas olímpicos e que disputam o Panamericano é bastante expressivo.

“A taxa não é apenas quantitativa, mas também qualitativa, já que a quantidade de modalidades classificadas se deveu a boa participação nos Jogos Regionais, em que conquistamos a 3ª colocação”, explica.

Os Jogos Abertos do Interior é o maior evento esportivo da América Latina, superando, inclusive, o Panamericano, em número de modalidades e quantidade de atletas que participam. A qualidade técnicas dos atletas aumenta o nível de dificuldade das competições.

“Tudo isso está acontecendo por acreditarmos nas políticas públicas voltadas para o esporte criadas pelo prefeito Chico Brito”, diz Panzetti. O Esporte Cidadão é uma delas que coloca a disposição 30 modalidades esportivas praticadas em 43 núcleos e atende mais de 15 mil jovens em Embu das Artes.

Júlio Marcondes

 

Comentários