Prata na Marcha Atlética: do Engenho Velho para mundo

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 22/11/2011

Prata na modalidade Marcha Atlética 20 Km no 75º Jogos Abertos do Interior (JAI), 2ª divisão; 4º na classificação geral. A frente de Tiago do Nascimento Fonseca na tabela nomes de peso como Mario dos Santos, ouro na primeira divisão dos JAI, e bronze nos Jogos Panamericanos de 2003 e recordista brasileiro na prova. Já na segunda divisão, Tiago ficou atrás de Jonathan Rickman, 5º colocado no Panamericano de Guadalajara, ocorrido em 2011. A diferença entre o primeiro colocado e Fonseca foi de três minutos.


 “Os Jogos Abertos foi uma competição forte, mas por ser final de temporada não deu para fazer melhor marca, mas estou satisfeito com o resultado”, avalia. Ele explica ainda que essa edição dos JAI contou com uma grande quantidade de atletas participantes e  de alto nível. “O que me impressionou foi a quantidade de participantes, 18 atletas competiram, sendo dois deles, que disputaram o Panamericano”.


A paixão de Tiago Fonseca pela Marcha Atlética começa ao ver o embuense das artes, Antonio Ricarti de Oliveira Júnior (Juninho) conquistar a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Marcha Atlética, em 2002. Nesse mesmo ano, começou a se dedicar a modalidade treinando do Ginásio Municipal e desde então não parou mais.


Apesar de ter apenas 22 anos, Fonseca – nascido no bairro Engenho Velho, em Embu das Artes –, foi campeão Estadual Mirim, na qual é recordista, e disputa todas as etapas do Challenger Mundial de Marcha Atlética. Em 2010 competiu em Portugal e Itália, onde conseguiu as melhores marcar. Atualmente é 4º no ranking brasileiro na categoria sub-23.


Agora o atleta treina para participar de sua primeira prova de 50 Km, que disputará pela Copa Brasil de Marcha Atlética. “O treinamento é duro, são 160 km por semana”, destaca Fonseca. Para isso, há três meses está morando em São Caetano, onde recebe as instruções de Adalto Domingues, treinador de grandes nomes do atletismo como do maratonista Marilson dos Santos, medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de Guadalajara, no México.


 “O foco agora é a Copa Brasil e classificar para o Sulamericano, para isso, tenho que ficar entre os três melhores e atingir o índice de quatro horas e 45 minutos”, explica o atleta. Para tanto, entre os dias 1º e 28 de janeiro, irá para a Colômbia para fazer o teste de altitude. Em 2012, também disputará o Challenger em La Coruña, Espanha, e ainda as etapas de Portugal e Itália. “Só tenho a agradecer a Prefeitura de Embu das Artes e a Probiótica, de quem recebo patrocínio e apoio total para realizar as provas e suporte nos treinamentos”, conclui Fonseca.

Júlio Marcondes

 

Comentários