Taboanenses participam da IX Conferência sobre direitos das Crianças e Adolescentes

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 4/11/2011

A Prefeitura Municipal de Taboão da Serra, através da Secretaria de Assistência Social (Sas) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveu, na quarta (26), a IX Conferência dos Direitos das Crianças e Adolescentes. O evento reuniu cerca de 150 pessoas, entre jovens e adultos, que definiram as diretrizes das políticas públicas decenial que serão adotadas para crianças e adolescentes.

Na Conferência foram definidas diretrizes nos eixos de Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; Controle Social da Efetivação dos Direitos e Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Além das propostas, foram eleitos os delegados que representarão o município na etapa regional.

A taboanense Ágata Lins, 16, é aluna a dois anos dos cursos de teatro e balé do Liceu Municipal de Artes. Ágata foi eleita como uma das delegadas e participou do grupo que decidiu políticas públicas em relação ao eixo de Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes. Dentre as propostas do eixo estão à promoção de palestras e apresentações teatrais em locais públicos e o incentivo aos pais para orientar filhos sobre sexualidade. A jovem deu exemplo de protagonismo e foi aplaudida em seu discurso. “É importante o jovem se posicionar quanto ao que pensa. Sempre achei que é preciso discutir cultura, política e religião. O jovem precisa de voz e precisa exercer a sua cidadania” – afirmou.

Vera Sampaio

Comentários